Aos domingos há cinema ao ar livre na República 14 em Olhão. Esta iniciativa tem a parceria do Cineclube de Faro e o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve.
“Aquele Querido Mês de Agosto” será o filme deste domingo, da iniciativa “Há Cinema na República”, a segunda longa metragem de Miguel Gomes, uma ficção invadida pelo documentário.
Conta a história de um pai, filha e o primo dela, que músicos de uma banda de música popular a tocar pelas aldeias do Portugal profundo, durante o quente mês de agosto. Tudo acontece quando os imigrantes regressados à terra se cruzam com populares, entre festa e baile, cerveja, jogos e caçadas. É esta a história, mas ao mesmo tempo não é, porque realizador e equipa técnica irrompem pelo filme dentro e se misturam com atores não profissionais, entre os quais Sónia Bandeira e Fábio Oliveira.
O filme tem ainda a participação de Luís Marante, cantor do Agrupamento Musical Diapasão. Será transmitido pelas 21:30 horas.
O espaço exterior da República 14 foi preparado para os desafios desta nova fase. Existe uma quadrícula pintada no exterior que divide o quintal em quadrados de 1,5 metros, tornando-se bastante fácil o cumprimento das regras da Direção-Geral de Saúde. A circulação é feita por circuitos de circulação separados que evitam o cruzamento entre o público.