A Direcção Regional da Cultura do Algarve vai ter novas instalações já a partir da próxima segunda-feira, passando a funcionar na Rua Prof. António Pinheiro e Rosa, 1, da capital algarvia.
Segundo refere em nota de imprensa aquela direcção regional, “o projecto de mudança de instalações da Direcção Regional da Cultura do Algarve teve vários interlocutores e vários espaços pensados ao longo de alguns anos. Em todos os casos, houve sempre condicionantes várias relacionadas com questões de propriedade, de necessidade de investimento em obras volumosos, de compatibilização de usos diversos e de adequação de instalações e de acessibilidades que inviabilizaram as opções e que foram discutidas com entidades de âmbito local e regional”.
A Delegação Regional do Algarve da Secretaria de Estado da Cultura (assim designada à data) esteve sediada entre 1991 e 2007 no edifício do actual Teatro Lethes – Colégio de Santiago Maior-, classificado como Imóvel de Interesse público. Nos últimos anos, e desde que, em 2007, foi decidido a saída do edifício Teatro Lethes, a actual Direcção Regional de Cultura do Algarve tem estado sediada num edifício habitacional na Rua Francisco Horta, n.º 9, nos pisos 1.º e 2º, em Faro.
“Em 16 de Dezembro de 2013, assumimos como uma das prioridades desta Direcção a identificação de uma alternativa às atuais instalações, que cumprisse com uma melhor resposta às necessidades dos colaboradores e da missão pública a que esta entidade Regional da Cultura tem de dar resposta”, explica a instituição.
“No passado dia 15 de Julho de 2015, num processo de vários meses iniciado ainda com o anterior Director Regional de Economia do Algarve, foi assinado um protocolo de cedência de instalações com a Direcção Geral de Energia e Geologia que veio permitir a mudança em curso”, acrescenta.
Como pontos mais positivos das novas instalações, a Direcção Regional da Cultura do Algarve destaca “a possibilidade de concentrar num único piso toda a equipa da Direcção Regional de Cultura do Algarve, favorecendo uma melhor articulação entre serviços; a possibilidade de organizar o acesso público à Biblioteca e ao acervo da Direcção Regional; a criação das reservas arqueológicas nas caves das instalações; a melhor organização dos arquivos documentais; e a decorrente redução de custos associada a uma partilha com outras entidades que aí desenvolvem as suas actividades”.
Devido à mudança de instalações, o atendimento telefónico e ao público não será realizado hoje e amanhã, sexta-feira. Assim, durante a próxima semana o contacto preferencial deverá ser através de: [email protected] .