O espaço do Sport Algoz e Benfica, amanhã, dia 13 de agosto, irá projetar o filme “Made in Bangladesh”. E na sexta-feira, 14 de agosto, no Largo da Junta de Freguesia de Tunes vai ser projetado o filme “Parasitas”.
As iniciativas são promovidas pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com o Cineclube de Faro, e todas as sessões têm início às 21:15. A entrada é livre, mas sujeita ao cumprimento das normas emanadas pela Direção Geral de Saúde.
O recinto de espetáculo estará delimitado e o acesso vai estar condicionado e controlado. O acesso ao recinto vai ser apenas para os titulares de voucher de entrada (facultado no local) e os circuitos são independentes de entrada e de saída, sendo este alargado.
A entrada ao público é desfasada e cumpre as regras de distanciamento. Os lugares têm um distanciamento físico entre os espetadores de 1,5 metros e é obrigatório o uso de máscara no acesso e sempre que deambular pelo recinto. Apenas poderá remover a máscara durante o espetáculo se estiver sentado e não é permitido movimentar a cadeira.
Estas iniciativas pretendem promover e dinamizar uma oferta cultural adequada aos tempos que vivemos e levar o cinema até à população das freguesias do interior, através de sessões de cinema ao ar livre.
O Ciclo de Cinema ao Ar Livre fecha a 20 de agosto, em Alcantarilha, com o filme “Mulher e Marido”.
Quanto aos filmes, as sessões não terão intervalos.
O filme “Made in Bangladesh” ou Shimu, título original, é destinado a indivíduos com mais de 12 anos e pertence ao género drama. Foi realizado por Rubaiyat Hossain com a participação dos atores Rikita Nandini Shimu, Novera Rahman e Deepanwita Martin. O filme foi filmado no Bangladesh, em 2019, e tem a duração de 95 minutos.
A história centra-se em Shimu, uma rapariga de 23 anos, que trabalha numa fábrica de têxteis em Daca, Bangladesh. Face a condições de trabalho cada vez mais duras, ela decide criar um sindicato com as suas colegas. Apesar das ameaças dos patrões e a desaprovação do marido, nada demove Shimu, que juntamente com as suas colegas, terão que lutar até ao fim.
O filme “Parasitas” ou Gisaengchung foi realizado por Bong Joon-ho com a participação dos atores Kang-ho Song, Sun-kyun Lee e Yeo-jeong Jo. Foi filmado na Coreia do Sul, em 2019, e tem a duração de 132 minutos. O filme destina-se a maiores de 14 anos e integra o género de comédia e drama.
Este filme conquistou mais de 30 prémios, incluindo o Óscar de Melhor Filme, de Melhor Realização, de Melhor Argumento Original e o prémio Palma de Ouro, do Festival de Cannes.
Enredo: Ki-taek tem uma família unida, mas estão todos desempregados e as suas perspetivas futuras são negras. O filho Ki-woo é recomendado por um amigo – que frequenta uma prestigiosa universidade – para dar explicações bem pagas, o que vem desencadear a esperança de um rendimento regular na família. Portador das expectativas familiares, Ki-woo dirige-se à casa dos Park para uma entrevista de trabalho. Chegado à casa do Sr Park – dono de uma empresa global de tecnologia informática – Ki-woo conhece Yeon-kyo, a bela e jovem dona da casa. Este primeiro encontro entre as duas famílias vai provocar uma imparável cadeia de incidentes.