A célebre canção de Carlos do Carmo ‘Lisboa, menina e moça’ vai passar a ser a música oficial da capital portuguesa em homenagem ao fadista que morreu na passada sexta-feira, aos 81 anos.
A indicação foi dada, esta segunda-feira, pelo presidente da CâmaraMunicipal de Lisboa, Fernando Medina. “No fundo, é tornar oficial aquilo que povo há muito já fez. (…) Nenhum outro interpretou a alma e o sentir da cidade de Lisboa”, disse o autarca, esta manhã, em declarações aos jornalistas à margem das cerimónias fúnebres do fadista, que decorrem hoje.
Fernando Medina detalhou ainda que esta foi uma decisão unânime dos vereadores da autarquia, de todos os partidos.
Esta segunda-feira, a Câmara Municipal de Lisboa também colocou, em vários pontos da cidade, cartazes em homenagem ao cantor. “Nesta Lisboa que amanhece, um país inteiro agradece. Obrigado, Carlos do Carmo”, pode ler-se nas imagens.
O velório de Carlos do Carmo teve início esta manhã na Basílica da Estrela, sendo que está marcada a missa de corpo presente para as 15h00. As cerimónias fúnebres estão abertas a todos os que queiram prestar uma última homenagem, cumprindo as regras de segurança sanitária associadas à pandemia de Covid-19. Esta segunda-feira foi também decretado pelo Governo dia de luto nacional pela morte do fadista.
► Cerimónias fúnebres do fadista Carlos do Carmo iniciam-se às 10:00 de 2.ª feira em Lisboa
► Óbito/Carlos do Carmo: O percurso de um “inestimável contributo” para a música portuguesa
► Morreu o fadista Carlos do Carmo