Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, congratulou hoje o acordeonista Nelson Conceição por trazer para Faro mais um importante galardão internacional musical, na gala “Prémios Internacionais de Música Portuguesa”, em espetáculo virtual transmitido no passado dia 2 de Agosto a partir de New Bradford, nos Estados Unidos, com apresentação de Sónia Araújo.
Nelson Conceição recebeu o prémio de “melhor performance internacional”, atribuída ao tema “Mister Machado”, composto por si para homenagear o seu primeiro professor de acordeão, o estoiense Joaquim Machado.
A autarquia vê neste prémio “o reconhecimento da excecional carreira de Nelson Conceição, um músico e professor que tem dado tudo de si pela afirmação mundial do acordeão e das tradições musicais algarvias, com o folclore de Bordeira como pano de fundo, evidentemente”.
Para o presidente da Câmara, “a constância e o virtuosismo [de Nelson Conceição], há muito reconhecidas no Algarve e no País, recebem agora mais uma distinção internacional que é justo motivo de orgulho para o premiado e para todos os algarvios.”
“A autarquia transmite-lhe, por isso, vivas felicitações e os seus agradecimentos por tudo o que tem feito pela promoção das tradições musicais algarvias e pelos novos caminhos artísticos que a partir delas tem traçado”, escreveu ainda Rogério Bacalhau na nota oficial.
Nelson Conceição é natural de Bordeira, localidade farense pródiga em grandes acordeonistas. O músico tem tido um percurso inspirado e dinâmico desde a sua infância até ao presente, abraçando uma notória diversidade de géneros que permite uma simbiose entre antepassados e contemporâneos através da exploração de relações entre fado e tango, corridinho e música erudita, ou ainda tradições/charolas e jazz manouche/gipsy como se pode escutar no seu mais recente disco “Descobrindo-me”.
O acordeonista é licenciado em Educação Musical e Pós-graduado em Estudos de Música Popular na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Exerce docência musical em diversas localidades do Algarve e Alentejo.
RELACIONADO:
Nelson Conceição conquista prémio nos International Portuguese Music Awards