A acompanhar a cada vez maior popularidade das casas de madeira surgiram diversas empresas de construção especializadas neste material, e também centenas de modelos de casas disponíveis no mercado. Toda esta diversidade pode fazer com que seja difícil escolher o modelo mais indicado. Contudo, se souber quais os pontos mais importantes a observar, será certamente mais fácil fazer uma boa escolha.
Optar por um fabricante experiência e com boa reputação
A decisão mais importante que terá que tomar sobre a sua casa de madeira não diz respeito ao design, dimensão ou materiais utilizados. A escolha da empresa que irá construir a sua casa é o ponto mais importante para garantir que o resultado final é exatamente aquele que deseja. A construção em madeira requer um bom nível de conhecimento e experiência.
Em Portugal não é fácil encontrar empresas com bastante experiência e um histórico forte na construção de infraestruturas em madeira. Contudo, o país já vai recebendo o investimento de empresas internacionais, provenientes de países em que a aposta na madeira é mais comum e que que por isso possuem uma grande experiência neste tipo de construção.
Uma das empresas internacionais que mais se têm vindo a destacar é a Maestro Casas Portugal. Fundada em 2008 e detentora de fabricadas avançadas tecnologicamente na Lituânia, esta é hoje uma das empresas mais conceituadas a nível Europeu, no que diz respeito à construção em madeira.
Nas instalações desta empresa, as vigas de madeira são cortadas por equipamentos modernos e altamente precisos, para que depois no terreno, todo o processo de montagem das estruturas seja rápido e simples.
Presente em diversos países europeus e com uma experiência extensa na construção em madeira, esta é seguramente uma das melhores opções para quem pretende comprar uma casa de madeira de qualidade e com um preço competitivo.
Conseguir uma boa relação custo-benefício
Muitas pessoas pensam que construir uma casa de madeira é geralmente mais barato do que construir com qualquer outro tipo de material. Mas isso nem sempre corresponde à verdade. Dependendo do tipo de materiais utilizados, do custo de mão-de-obra e do tempo necessário para a execução da obra, a verdade é que uma casa de madeira pode ser tão ou mais cara do que uma casa construída em alvenaria.
Contudo, se optar por uma casa de madeira prefabricada pode conseguir ter a casa com que sempre sonhou por um excelente preço, sem ter que abdicar de conforto e beleza estética.
Por exemplo, é possível comprar uma casa prefabricada, com aproximadamente 100 metros quadrados, construída com madeira de pinho nórdico, por um preço de cerca de 40 mil euros. Se preferir uma habitação mais pequena, encontra casas com cerca de 79 metros quadrados por pouco mais do que 24 mil euros.
Estes são preços altamente competitivos, que certamente deixam muitos potenciais compradores a ponderar relativamente a esta opção.