Na hora de deixar o carro na oficina para a inspeção ou para resolver qualquer outra anomalia, muitos condutores vivem momentos de alguma ansiedade e preocupação, uma vez que até o orçamento chegar, o preço a pagar pelos arranjos é uma incógnita. Se há quem consiga escapar aos preços mais elevados, outros precisam de recorrer às suas poupanças para garantir a manutenção do seu automóvel.
Ainda assim, há sempre aspetos que podem estar sob o seu controlo para evitar ser enganado na hora de deixar o carro na oficina e ter de pagar mais. Explica o StandVirtual que antes de entregar o automóvel deverá ter o cuidado de verificar a quilometragem.
Embora as melhores oficinas tenham o cuidado de registar a quilometragem na fatura, as oficinas multimarcas nem sempre o fazem, pelo que não há como verificar se o veículo foi utilizado para fins pessoais.
Depois de o seu automóvel ter sido reparado, há aspetos que também deverá ter em conta para evitar ser enganado pela oficina. Um deles está relacionado com os serviços extras, nomeadamente a lavagem e aspiração. Saiba que não é obrigado a pagar um serviço que não contratou. Não deixe também de pedir um relatório do que foi reparado e confira se este está em concordância com o que está escrito na fatura. Caso tenham sido trocadas peças, a oficina é obrigada a devolver as antigas.
Por fim, não se esqueça de confirmar na fatura se o número de horas de mão-de-obra registado corresponde ao tempo em que a viatura esteve imobilizada na oficina.
Leia também: Preços das casas no Algarve subiram e estes são os responsáveis