Os imprevistos, tal como a própria palavra sugere, acontecem quando menos estamos à espera. É por isso que é necessário fazermo-nos acompanhar de alguns objetos durante a condução, que podem ajudar a garantir a nossa segurança. Por outro lado, há alguns elementos que devemos ter no carro para resolver alguns problemas do dia a dia, como um furo no pneu ou uma avaria.
As 10 coisas que deve ter sempre no seu veículo são uma sugestão do Ekonomista:
1 – Equipamento completo para troca de pneu
Se durante o caminho for surpreendido por um furo no pneu, não deixe que isso afete a sua viagem. Para poder proceder à troca do pneu sem ter de chamar a assistência técnica, tenha sempre no interior do veículo luvas, o macaco para elevar o carro e as chaves corretas no estojo de substituição do pneu e o parafuso de segurança. Convém também ter o pneu suplente por perto.
2 – Kit de Primeiros Socorros
Para estar prevenido em caso de acidentes ligeiros, em que não seja necessário chamar uma ambulância, um kit de Primeiros Socorros, com pomadas antibacterianas, analgésicos para as dores, cremes para queimaduras, ligaduras, compressas, tesoura e pensos rápidos pode ser a solução para o seu problema.
3 – Documentação da viatura
Para o caso de ser parado por uma autoridade policial, convém fazer-se acompanhar dos documentos do carro para poder seguir viagem o mais rápido possível.
4 – Mapa das estradas
O mapa das estradas em formato físico está a cair em desuso, contudo, mantenha-o por perto para o caso de o seu GPS não funcionar corretamente. Assim, terá sempre outro meio de orientação.
5 – Proteções solares para os vidros
As proteções solares são indispensáveis para impedir que o interior do veículo fique demasiado quente, regulando assim a temperatura.
6 – Colete refletor e triângulo de sinalização
Ao contrário de alguns objetos que aqui foram apresentados, o colete refletor e triângulo de sinalização têm mesmo de estar dentro do carro. Isto porque a lei exige que, em caso de acidente ou avaria, o veículo deve ser devidamente sinalizado com recurso ao triângulo. Já o colete refletor serve para que o condutor possa sair do automóvel, estando também ele sinalizado.
7 – Lanterna, canivete e martelo
Se tiver tido um acidente e não tiver como sinalizar o seu veículo, a lanterna é o objeto mais indicado para o fazer. O canivete serve para, em caso de o carro se despistar ou capotar, conseguir cortar o cinto de segurança para se libertar. Por fim, o martelo de segurança serve para, na mesma situação, conseguir partir o vidro do veículo e sair do mesmo.
8 – Carregador do telemóvel
Para o caso de precisar de contactar alguém e não tiver bateria no seu telemóvel, o carregador é um elemento essencial.
9 – Caixa de ferramentas multiusos
Serve para resolver problemas pontuais com os quais se pode deparar durante a sua viagem.
10 – Cabos de bateria
Embora seja cada vez menos provável de acontecer, dado que os veículos mais recentes ligam e desligam as luzes de forma automática, no caso de se esquecer de desligar as luzes do carro, passado algumas horas o mesmo vai ficar sem bateria. Neste caso, os cabos são essenciais, uma vez que ao ligá-los a um outro veículo em funcionamento, consegue dar ignição ao seu motor.
Leia também: Afinal as motas podem estacionar nos lugares dos carros ou não?