No mundo automóvel, tanto em Portugal como em outros países, há sempre debates sobre o uso de combustível premium versus combustível de baixo custo. Algumas pessoas afirmam que são exatamente iguais, enquanto outras defendem que há diferenças no desempenho do motor. Para quem prefere poupar, ou para aqueles que percorrem muitos quilómetros semanalmente, muitas vezes a opção recai nos postos de combustível mais económicos. No entanto, há também quem, de tempos a tempos, escolha abastecer num posto de marca com combustível premium para variar.
A grande questão é: será que há consequências graves para o motor ao abastecer sempre com combustível low-cost? Existem realmente diferenças? E, se existirem, será que justificam o preço mais elevado? Vamos explorar estas questões com o apoio da Leak.
Os combustíveis em Portugal nunca foram propriamente acessíveis. Com a recente subida de preços, impulsionada pela guerra na Ucrânia, os valores nunca mais voltaram ao que eram. Além disso, os impostos aplicados pelo Governo português são significativamente mais elevados do que noutros países europeus, gerando alguma controvérsia. Por todas estas razões, muitas pessoas optam por abastecer nos postos mais económicos que se encontram pelo país.
Embora a maior parte dos combustíveis vendidos em Portugal seja refinada nas mesmas refinarias e a partir da mesma matéria-prima, podem existir algumas diferenças, principalmente no que diz respeito aos aditivos e ao transporte. Cada marca de combustível afirma ter a sua própria “fórmula secreta” e métodos específicos de transporte. Esta fórmula pode incluir mais ou menos aditivos e, além disso, os camiões cisterna podem estar em diferentes estados de limpeza.
Assim, embora alguns mecânicos e condutores alertem que o uso de combustíveis low-cost possa prejudicar o motor, a verdade é que, em vários estudos e comparações, como os realizados pela DECO Proteste (embora o estudo mais antigo seja de 2012), bem como outros testes mais recentes, nunca foram comprovados efeitos negativos significativos na saúde do motor devido ao uso de combustível low-cost.
Em resumo, há de facto diferenças entre os combustíveis de diferentes postos, bem como entre os combustíveis simples e os aditivados de cada marca. No entanto, essas diferenças são geralmente marginais. Por exemplo, a Galp já confirmou que os seus combustíveis mais baratos cumprem todos os requisitos legais.
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