Chegar ao carro depois de um dia de trabalho e verificar que alguém lhe bateu enquanto estava estacionado é uma das últimas coisas que iria querer que lhe acontecesse. A verdade é que esta é uma situação bastante recorrente e também é frequente o autor do acidente não se identificar. O primeiro instinto é entrar no veículo e seguir em busca de uma solução, mas o melhor que tem mesmo a fazer é não retirar o carro do lugar.
Se resistir à tentação de não retirar o carro do lugar, estará a aumentar as possibilidades de receber uma indemnização. Mas já lá vamos. O primeiro passo é tirar as fotografias necessárias para registar os danos e ligar à PSP para registar a ocorrência. É que só poderá vir a receber uma indemnização por parte da seguradora se a ocorrência for registada pelas autoridades.
Por outro lado, as fotografias que tirou ao carro terão um papel fulcral para a seguradora fazer uma avaliação dos estragos. Caso o incidente tenha ocorrido num parque de estacionamento fechado, pode também tentar solicitar as gravações das câmaras de vigilância. Avança a Razão Automóvel que neste tipo de situações pode ser necessária a presença das autoridades para ter acesso às imagens das câmaras de vigilância.
No caso de conseguir identificar o autor do acidente através das imagens das câmaras de vigilância, uma grande parte do seu problema fica resolvido. Caso contrário, terá de entrar em contacto com a seguradora para iniciar o processo de reparação do veículo ou compensação.
É aqui que as fotografias que tirou inicialmente para registar os danos do seu veículo vão desempenhar a sua função. Depois, será uma questão de tempo até ficar a conhecer se receberá uma indemnização da seguradora e qual o seu valor.
Leia também: Alerta europeu para o consumo deste camarão: “A ordem é para que ninguém os consuma”