Os automóveis têm vários botões à disposição dos condutores, contudo, muitos destes não conhecem todas as suas funções. Os sistemas de ar condicionado, por exemplo, têm vários botões e há um pouco popular que tem um objetivo muito específico, mas múltiplas consequências quando ativado. Embora este botão ajude a reduzir o consumo de combustível, não deve ser utilizado durante mais de 10 minutos.
Quando ativamos a ventoinha do ar condicionado ou o botão de climatização, o sistema de arrefecimento consegue introduzir ar frio no interior do veículo, através de um circuito fechado que contém um gás refrigerante. Este gás é posteriormente comprimido, condensado e evaporado. Ainda assim, para além do botão da ventoinha e da climatização, existe um outro que poucos conhecem.
Falamos do botão da recirculação do ar. Tal como o seu nome indica, o objetivo deste botão passa por recircular o ar e impedir que o ar exterior entre no interior. A principal vantagem deste botão prende-se com o facto de o habitáculo arrefecer mais rapidamente. Segundo o Pplware, se a temperatura no interior do automóvel for elevada, o compressor tem de trabalhar o suficiente para arrefecer o ar quente e enviá-lo fresco para o habitáculo.
Por outro lado, se o interior do automóvel já estiver a uma temperatura moderada, a ativação da recirculação aliviará a carga do compressor, impedindo a entrada de ar quente e utilizando o ar frio do próprio habitáculo. Para além de este botão reduzir o consumo de combustível, a recirculação do ar significa que o ar poluído não entra no compartimento dos passageiros.
Apesar das vantagens, a mesma fonte sublinha que não deve utilizar o botão de recirculação do ar por mais de 10 minutos, já que, no caso de a temperatura exterior ser baixa, a condensação do ar recirculado pode provocar vapor e, consequentemente, embaciar os vidros. Para além disso, não é aconselhável respirar ar viciado, uma vez que este ar pode atrair humidade e piorar a sua qualidade.
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