A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) procurou esclarecer a população sobre a validade e o tempo de vida dos pneus, componentes essenciais para a segurança rodoviária. Ao contrário de outros produtos, os pneus não têm um prazo de validade. Segundo a ACAP, desde que sejam corretamente armazenados e acondicionados, as suas características originais não se alteram, e não existe uma data-limite para a sua montagem. A data de fabrico, portanto, não deve ser um critério para rejeitar o produto no momento da compra.
Apesar disso, a associação alerta que, para pneus montados em veículos, o tempo de vida é um fator importante. Passados 10 anos após a data de fabrico, o pneu deve ser substituído, independentemente do seu estado de conservação. Além disso, recomenda-se que, a partir de 5 anos após a montagem, os pneus sejam inspecionados anualmente por um especialista para garantir que ainda estão em condições seguras para uso.
No entanto, o que muitos condutores não sabem é que a data de fabrico do pneu está registada no flanco do mesmo. Procurando a inscrição “DOT” no pneu, o condutor pode facilmente identificar a semana e o ano de produção. Os dois primeiros dígitos indicam a semana em que o pneu foi fabricado, e os dois últimos correspondem ao ano.
Segundo o Observador, embora a data de fabrico não determine a validade do pneu, é fundamental estar atento a sinais que indiquem a necessidade de substituição. Rasgões na borracha, bolhas ou deformações do pneumático são sinais de alerta. O aspecto ressequido da borracha também pode indicar que o pneu está a perder as suas propriedades. Além disso, o piso do pneu deve ter, no mínimo, 1,6 milímetros, o valor mínimo estabelecido por lei para garantir a segurança.
A ACAP aconselha a não poupar na troca de pneus, pois eles são a única ligação ao solo do veículo. Manter os pneus em boas condições é crucial para a segurança dos ocupantes do veículo e para todos os outros na estrada.
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