A dúvida sobre onde colocar os pneus novos, se na frente ou atrás, é comum entre os condutores. Este dilema torna-se ainda mais relevante quando as rodas de um eixo estão em boas condições, enquanto as do outro já apresentam sinais de desgaste. Nesse caso, a solução mais lógica é a compra de dois pneus, mas a grande questão é onde os deve colocar. É importante saber que eixo deve ser priorizado na troca de pneus.
Segundo a Euromaster, o ideal, em termos de segurança, é substituir os quatro pneus de uma vez, garantindo assim o equilíbrio necessário para o veículo se deslocar de forma eficiente e segura. No entanto, nem sempre essa troca completa é viável, já que o desgaste dos pneus não ocorre de maneira uniforme. A decisão depende das características do carro e da forma como o proprietário cuida dos pneus.
Comprar quatro pneus novos de uma vez pode ser dispendioso, razão pela qual muitos condutores optam por aproveitar dois pneus do conjunto anterior, desde que estes ainda cumpram a profundidade mínima de 1,6 milímetros e não apresentem danos estruturais.
Os especialistas e fabricantes de automóveis são unânimes: os pneus novos devem ser colocados sempre no eixo traseiro, independentemente do tipo de tração do veículo. Esta recomendação é baseada numa série de testes realizados em estrada e leva em conta dois fatores essenciais para a condução: a segurança e o desempenho.
Porquê o eixo traseiro?
Colocar os pneus novos no eixo traseiro oferece várias vantagens, entre as quais se destacam: maior aderência à estrada, melhor desempenho em piso molhado, curvas mais seguras, maior controlo do veículo em situações inesperadas e, de forma geral, uma maior estabilidade enquanto se circula.
Alguns condutores tendem a colocar os pneus novos no eixo dianteiro, já que este, por estar em constante movimento e sobrecarregado durante a condução, acaba por desgastar-se mais rapidamente. No entanto, embora isto melhore a firmeza na direção e a aderência nas rodas da frente, esta escolha pode comprometer a eficácia do controlo do carro, especialmente em condições de piso molhado. O facto de o eixo traseiro ter pneus mais desgastados torna o veículo mais instável em situações adversas.
A escolha de instalar pneus novos no eixo traseiro oferece mais segurança, sobretudo em pisos escorregadios. Em caso de emergência, como a necessidade de travar repentinamente ou fazer uma curva apertada, o carro manterá maior estabilidade devido à aderência superior nas rodas traseiras. Se os pneus novos forem colocados na frente, há o risco de o veículo perder o controlo traseiro, o que pode resultar num pião.
Ao decidir onde colocar os pneus novos, o condutor está, na prática, a escolher entre dois tipos de comportamento do veículo: a sobreviragem (perda de controlo do eixo traseiro devido ao desgaste dos pneus traseiros) ou a subviragem (perda de controlo do eixo dianteiro devido ao desgaste dos pneus dianteiros). Em qualquer desses casos, a subviragem é menos perigosa, pois o condutor ainda terá a possibilidade de corrigir a trajetória. Já a sobreviragem, quando os pneus traseiros estão desgastados, pode levar a uma perda total de controlo do veículo, sem hipóteses de recuperação.
Instalar os pneus novos no eixo traseiro ajuda a manter o equilíbrio da aderência no veículo, garantindo que, ao soltar o pé do acelerador ou ao fazer uma curva, o condutor consiga manter o controlo do carro com mais facilidade. A troca de pneus, se feita corretamente, contribui diretamente para uma condução mais segura e tranquila.
Assim, mesmo que a tentação de colocar os pneus novos na frente seja grande, devido ao desgaste natural das rodas dianteiras, a solução mais segura é colocá-los atrás. Isto evita problemas de estabilidade e aumenta a segurança do veículo em diversas condições de estrada, especialmente quando o tempo está húmido. A escolha correta pode fazer toda a diferença na forma como o carro reage a situações inesperadas.
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