O início de 2024 revelou um panorama otimista para o mercado automóvel em Portugal, com um crescimento de 7,9% em janeiro. As vendas de veículos novos estão apenas a uma pequena distância de 2,4 pontos percentuais em relação aos números registados em janeiro de 2019, sinalizando uma recuperação significativa após os desafios enfrentados durante a pandemia.
Apesar de janeiro ser frequentemente um mês atípico para o setor automóvel, os dados mostram que foram emitidas 18.826 novas matrículas, sendo 84% delas correspondentes a veículos ligeiros de passageiros. Embora o desempenho de janeiro seja ligeiramente inferior ao de dezembro de 2023, a tendência geral indica uma aproximação constante aos níveis pré-pandémicos.
A comparação homóloga com 2019 e os primeiros dois meses de 2020 revela uma diferença mínima, com as novas matrículas de janeiro de 2024 ficando apenas 2,4% abaixo das registadas em janeiro de 2019. Esta recuperação é notável, considerando que há um ano, as vendas ainda estavam 9,5% abaixo do mesmo período pré-pandemia.
Segundo números divulgados pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal), a marca automóvel Peugeot emerge como líder incontestável das vendas com uma quota de 56,5% das viaturas, tendo registado um aumento de 4 pontos percentuais face a janeiro de 2023, o que reflete a confiança dos consumidores na marca. Logo atrás seguem a Dacia e a Mercedes que também apresentaram resultados bastante positivos em janeiro.
Leia também: Está na dúvida se foi multado pelo radar? Há uma forma de saber