A maioria dos condutores, efetivamente, gostaria de reduzir o seu consumo de combustível, porém, grande parte das vezes os seus comportamentos ao volante são contradizentes com essa vontade.
Os proprietários de veículos a gasolina ou gasóleo podem, com uma simples mudança ao volante, “reduzir o desperdício de combustível”, de acordo com os especialistas. É de facto algo muito simples de fazer e com esta alteração poderá poupar muito dinheiro. Pode até ir fazendo as coisas mês a mês para ver quanto acaba a poupar, sendo que poderá mesmo reduzir o consumo em 20%.
Os condutores já sabem de que a forma como conduzem pode ter um impacto negativo no consumo de combustível, sendo provável que os automobilistas ‘agressivos’ sejam os mais punidos. A aceleração súbita, tanto como a travagem brusca consomem mais energia e, por conseguinte, mais combustível do que a manutenção de uma velocidade constante.
Isto significa, claro, que os condutores mais apressados são susceptíveis de gastar mais do que aqueles que são mais cuidadosos ao volante.
Além disso, quanto mais se acelera, mais gasóleo/gasolina se gasta. Tente acelerar o mais suavemente possível para reduzir o desperdício de combustível e obter um melhor custo por quilómetro.
Maus hábitos como a aceleração rápida, o excesso de velocidade e as travagens frequentes podem aumentar significativamente o consumo de combustível. Para além disso, podem desgastar os travões, os pneus, a suspensão e a transmissão do seu carro, o que leva a despesas de manutenção e reparação dispendiosas. Pode mesmo reduzir o tempo de vida útil do seu veículo e, consequentemente, reduzir o seu valor de revenda.
Entretanto, uma redução da velocidade de 110 km/h para 80, ou de 140km/h para 120 pode reduzir o consumo de combustível em 20 por cento. Dados do ACP revelam que, a partir dos 90 quilômetros por hora, o consumo de combustível aumenta entre 3 a 10% por cada incremento de velocidade de 10km/h.
Mais dicas para economizar gasolina ou gasóleo prendem-se, por exemplo, com o chamado “travar sem travar”, que em linguagem simples significa diminuir a velocidade retirando o pé do acelerador ao invés de utilizar o travão. Por fim, mude de velocidade na caixa sempre que ultrapassar as 2500 rotações por minuto, em carros a gasolina, ou 2000, se se tratar dum carro a gasóleo. Alguns veículos, sobretudo os mais recentes, já informam acerca de quando realizar esta mudança.
Sinta o prazer de conduzir e alie-o ao bem-estar do seu veículo e da sua carteira!
Leia também: Aprenda quando é obrigado a dar prioridade aos peões fora das passadeiras