Quer seja daqueles condutores que faz centenas de quilómetros diariamente, ou dos que percorre apenas pequenas distâncias para satisfazer as suas necessidades diárias, saiba que os pneus do seu automóvel têm um prazo de validade e podem estar a ser alvo de um perigo escondido, que terá como consequência uma ida à oficina. Apesar de a Michelin referir que os pneus não têm prazo de validade, existe pelo menos um fator que contribui para uma menor durabilidade destes.
Falamos de um perigo escondido que pode estar a estragar os seus pneus e a reduzir o seu prazo de validade. Precisamente por se tratar de um perigo escondido, este pode surpreendê-lo quando menos esperar, exigindo que leve o seu carro à oficina. O perigo chama-se podridão seca e pode ser identificado a olho nu.
A podridão seca ocorre quando começam a surgir rasgões ao longo da parte exterior, ou paredes laterais, do pneu, muitas vezes devido à exposição a elementos, como produtos químicos nocivos, condições climatéricas intensas ou mudanças extremas de temperatura.
À medida que o tempo vai passando e os pneus do seu carro ficam sujeitos a todos estes fatores, o apodrecimento seco aumenta e a probabilidade de o pneu não conseguir conter a pressão do ar é maior, pelo que este fica mais vulnerável a potencias furos ou rebentamentos em trânsito. Os sinais da podridão seca dos pneus estão aos olhos de qualquer condutor, já que se manifestam na descoloração do pneu, assim como nas fraturas no padrão do piso ou na parede lateral.
Uma das formas de evitar ter de trocar os pneus do seu automóvel passa por verificar regularmente a pressão dos mesmos. É que uma das principais causas da podridão seca dos pneus é a pressão inadequada, visto que, quando um pneu não tem pressão suficiente, gera mais fricção e calor enquanto está na estrada, pelo que o processo de apodrecimento do mesmo acelera.
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