Um ‘Z’ sozinho, mas também dentro de quadrados ou triângulos. O misterioso símbolo, pintado a branco nos tanques e outros veículos russos, foi avistado logo nas primeiras imagens que chegaram da invasão da Ucrânia. Mas o uso deste símbolo parece estar agora a disseminar-se.
Esta segunda-feira, um hospício para crianças doentes oncológicas em Kazan (maior cidade da República do Tartaristão, na Rússia) divulgou uma fotografia aérea onde pacientes, famílias e staff formam a letra Z. De pé, no meio de um pátio coberto de neve, cerca de 60 pessoas formam o símbolo que tem sido associado a uma manifestação de apoio a Putin e a à invasão.
“Nas nossas mãos esquerdas, seguramos folhetos com as bandeiras da República Popular de Luhansk e Donetsk, Rússia e Tartaristão e fechamos a mão direita em punho”, explicou o presidente da instituição Vladimir Vavilov, citado pela Sky News.
No mesmo dia, a Federação Internacional de Ginástica anunciou que vai instaurar um processo disciplinar a Ivan Kuliak, o ginasta russo que este fim de semana subiu ao pódio de uma das provas da Taça do Mundo em Doha, no Catar, com este símbolo ao peito.
Estes são contudo apenas dois exemplos. Segundo a Sky News, nos últimos dias, o símbolo tem sido reproduzido em carros, camisolas, junto a logotipos de empresas em carrinhas e como fotografia de perfil nas redes sociais dos apoiantes desta guerra.
Mas o que significa afinal o ‘Z’?
Há vários significados atribuídos e teorias sobre a origem do ‘Z’.
Segundo uma das teorias a circular, o ‘Z’ começou por ser usado para fins militares, de forma a facilitar a identificação dos veículos russos no terreno e assim evitar acidentes com fogo amigo. O símbolo poderá também ser uma forma de identificar a origem das tropas – por exemplo, o ‘Z’ dentro do quadrado tem sido associado a veículos com origem na Crimeia.
Quanto ao seu significado, há quem diga que o símbolo se refere a “Zapad” (“Oeste”). Outros que se refere à expressão За победу (pronunciado “za pobedu” e que significa “pela vitória”).
Esta segunda versão parece ser a que está a ganhar maior tração, com o Ministério da Defesa russo a promover propaganda assente neste símbolo. Na sua página oficial de Instagram, divulgou imagens com com o slogan. O mesmo perfil inclui várias outras publicações com palavras de ordem como “pela verdade” ou “pela paz” (que jogam com o mesmo som no início das expressões), assim como imagens onde o ‘Z’ surge destacado nas palavras “desmilitariZação” e “desnaZificação” (razões dadas por Putin para invadir a Ucrânia).
Segundo a Sky News, a semelhança com a suástica utilizada pelos nazis, tem levado muitos a apelidar o símbolo russo como a “suástica de Putin”.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL