Os 27 Estados-membros da União Europeia chegaram a um consenso sobre a necessidade de reformar as regras relativas ao controlo das cartas de condução, com o objetivo de reforçar a segurança rodoviária no espaço comunitário. Uma das medidas centrais da reforma, proposta pela Comissão Europeia, é assegurar que a retirada de uma carta de condução após infrações graves tenha eficácia em toda a UE, evitando que os infratores escapem às sanções ao atravessar fronteiras.
O acordo alcançado pelos ministros dos Transportes, reunidos em Bruxelas, estabelece uma posição comum que servirá de base para negociações entre o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu, como nos explica a Executive Digest. A proposta surge como resposta ao problema de motoristas sancionados num Estado-membro continuarem a conduzir noutros países da UE sem consequências.
Suspensão aplicável em diferentes Estados-Membros
De acordo com o entendimento dos Estados-Membros, o país que emite a carta de condução deve, “em condições específicas e de acordo com a sua própria legislação nacional”, aplicar a suspensão imposta por outro Estado-membro. A ideia é harmonizar as sanções, preservando, contudo, a soberania de cada país no que diz respeito à aplicação das suas próprias normas.
A Comissão Europeia defendia inicialmente que a suspensão da carta deveria ter efeito geral em toda a UE. Contudo, os Estados-Membros optaram por uma abordagem mais cautelosa, alegando que as sanções podem variar consoante os sistemas jurídicos nacionais e que um mecanismo universal poderia gerar inconsistências.
Reconhecimento mútuo de cartas de condução
O novo acordo apoia a reforma do mecanismo de reconhecimento mútuo das cartas de condução, que está atualmente em discussão no âmbito de uma diretiva de condução mais ampla, para maior controlo. A proposta inclui disposições sobre:
- Retirada da carta de condução: Criação de um sistema para garantir que as suspensões sejam reconhecidas e aplicadas de forma eficaz em todos os Estados-Membros.
- Condições para reemissão: Regras uniformes para a emissão de novas cartas após sanções, com critérios claros para a reintegração de condutores.
- Definições específicas de infrações: Garantir que todos os Estados-Membros possam aplicar a diretiva, mesmo quando certos tipos de infrações não são previstos nos seus sistemas legais nacionais.
Infrações graves em foco
Entre as infrações que podem levar à retirada da carta de condução, destacam-se o excesso de velocidade, condução sob o efeito de álcool ou drogas, e outras infrações que ponham em risco a segurança de outros utentes das estradas. A proposta visa criar um quadro comum para classificar essas infrações e assegurar que todos os Estados-Membros tratem casos semelhantes de maneira uniforme.
Impacto na segurança rodoviária
As novas regras têm como principal objetivo melhorar a segurança rodoviária no espaço europeu. Segundo dados da Comissão Europeia, cerca de 20.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de viação na UE, sendo que muitos destes casos estão associados a comportamentos de risco. Com a reforma, espera-se não só uma redução nas fatalidades, mas também uma maior confiança dos cidadãos no sistema de justiça europeu.
Próximos passos
O acordo dos ministros dos Transportes abre caminho para as negociações finais entre o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu. O objetivo é finalizar os detalhes técnicos da reforma e garantir que as novas regras entrem em vigor nos próximos anos.
Embora alguns desafios ainda persistam, como a harmonização das definições de infrações e a adaptação dos sistemas nacionais, o consenso alcançado reflete um passo significativo na criação de um espaço rodoviário europeu mais seguro e integrado.
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