“Travessias e Peregrinações com o Peregrino Algarvio” é como se intitula a exposição que foi inaugurada na passada sexta-feira na Casa do Sal em Castro Marim.
Construída em torno da história da peregrinação, esta exposição traz-nos ainda a história particular do Peregrino Algarvio, assim conhecido pelas longas travessias e peregrinações a pé pela Península Ibérica, e assinala a integração da Grande Rota do Guadiana (GR15) nos Caminhos de Santiago.
A exposição foi apresentada pela vice-presidente da Câmara de Castro Marim, Filomena Sintra, e pelo Peregrino Algarvio, contando ainda com as presenças do director da Associação Odiana, Valter Matias, entidade responsável pela candidatura que contempla a integração da GR15 nos Caminhos de Santiago, e pelo chefe da Gabinete da Câmara Municipal, Dinis Faísca, também ele um peregrino.
Na sua intervenção, o Peregrino Algarvio manifestou a vontade de colocar num livro os seus diários de peregrinação, onde escreve todas as histórias vividas ao longo dos cerca de cinco mil quilómetros que já percorreu.
“Travessias e Peregrinações com o Peregrino Algarvio” é também um convite à autodescoberta e ao encontro connosco mesmos, sugerindo a peregrinação como um dos caminhos possíveis. O Peregrino Algarvio lançou o repto aos presentes, uma peregrinação a Fátima, pela altura do Centenário, conduzida pelo próprio.
A exposição está aberta diariamente, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas, até ao dia 10 de Janeiro de 2017.