As I Jornadas do Gabinete de Neuropsicologia e Psicologia Clínica do Algarve vão realizar-se nos dias 27, 28, 29, 31 de Outubro e 1 de Novembro, no Auditório do Museu Municipal de Faro.
As jornadas incidem sobre a área das emoções e patologias do desenvolvimento, numa abordagem que pretende promover um vivo debate sobre a gestão emocional na organização fisiológica do Indivíduo.
A sessão de abertura, pelas 14 horas de dia 27 de Outubro (quinta-feira), conta com as presenças do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau; do presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva; e do director técnico do Gabinete de Neuropsicologia e Psicologia Clínica do Algarve (GNPCAlgarve), entidade organizadora da iniciativa, Helder Rodrigues Lopes. A “Plasticidade Neuronal” será o tema de debate para este primeiro dia de Jornadas, desdobrada nas seguintes abordagens: “Reflexão sobre a Plasticidade Neuronal”, por Glória Vel Gonçalves (GNPCAlgarve), “Défices Comportamentais no Desenvolvimento”, por Luís Maia (Universidade da Beira Interior – UBI), e “Excelência Pedagógica – A Nova Liberdade”, por Ana Sofia Guerra (GNPCAlgarve).
O dia 28 de Outubro (sexta-feira), também a partir das 14 horas, é dedicado ao tema “Emoções e Sofrimento”, aquilo que começa a ser socialmente conhecido como “dor escondida”. Na mesa estarão Sara Nascimento (UBI), com uma abordagem à “Dor no feminino, Sofrimento sem Género”, Helder Rodrigues Lopes (GNPCAlgarve), a falar sobre “Fibromialgia – Uma Desconstrução do EU”, e Paulo Rodrigues (UBI), com o tema “Descontaminando as Falsas Memórias”.
A “Reflexão Neurofisiológica do Autismo” abre as jornadas no dia 29
A “Reflexão Neurofisiológica do Autismo” será o mote do dia 29 de Outubro (sábado), com os palestrantes Helder Jesus Rita (GNPCAlgarve) e Catarina Lucas (UBI), que abordam, respectivamente, a base genética por detrás das sintomatologias do autismo, já conhecidas, e a ansiedade, numa distinção entre aquela que poderá ser definida como normal e a patológica.
As I Jornadas do Gabinete de Neuropsicologia e Psicologia Clínica do Algarve continuam no dia 31 de Outubro (segunda-feira), a partir das 14 horas, à luz da temática “Emoções e Cognições”, com uma palestra do psiquiatra António Barbosa. Este dia encerra com uma mesa redonda, que se debruça sobre as diferentes abordagens técnicas – psiquiátrica e psicológica – às Emoções e às Patologias que com elas se relacionam.
O encerramento destas Jornadas, no dia 1 de Novembro (terça-feira), foca-se na corrente psicológica do Existencialismo, que se traduz na identificação, solidificação e potencialização da essência do Indivíduo. O dia desenvolve-se com as abordagens “Psicologia Existencial”, por Isabel Luís, “A Sociedade dos Novos Tempos”, pela socióloga Paula Cristina Cunha, “Educando para um Humanismo Integral”, por Agostinho Morgado, e “Uma Reflexão sobre o Humanismo Comportamental”, por Helder Rodrigues Lopes.
Esta iniciativa constitui a rampa de lançamento para o I Congresso Internacional do Cérebro, que está a ser desenvolvido pelo GNPCAlgarve e deverá acontecer em Outubro de 2017, colocando o Algarve na rota do estudo do cérebro.
Abertas ao público em geral, as inscrições para estas jornadas já estão a decorrer e podem efetuar-se on-line, através do link http://www.cm-faro.pt/8956/i-jornadas-do-gabinete-de-neuropsicologia-e-psicologia-clinica-do-algarve.aspx , do email [email protected] ou do número de telemóvel 966 191 832.
As I Jornadas do Gabinete de Neuropsicologia e Psicologia Clínica do Algarve são uma organização do GNPCAlgarve, com o apoio da Câmara e Museu Municipal de Faro.