O Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão teve que intervir, mais uma vez, num episódio de fogo nos contentores de resíduos da Ambiolhão.
“Alguns cidadãos têm colocado objetos incandescentes nestes equipamentos causando incêndios nos mesmos o que é extremamente perigoso para eventuais viaturas ou prédios na envolvente desses locais”, alerta a Ambiolhão em comunicado
A Ambiolhão solicita que “nunca sejam depositados nos contentores resíduos de fogareiros, lareiras e assemelhados ainda incandescentes. Assim, evitamos chamadas desnecessárias aos Bombeiros, ocupando a sua capacidade de resposta aos casos mais graves, não acontecem os prejuízos coletivos pela queima dos contentores e, mais importante, evita-se colocar em risco a integridade física das pessoas e de bens”.
Sobre a Ambiolhão
A Ambiolhão, Empresa Municipal de Ambiente de Olhão, E. M., criada em dezembro de 2010, surgiu com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos de abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos prestados aos munícipes, dotar o concelho de infraestruturas adequadas ao seu modelo de desenvolvimento, adaptar os padrões de qualidade dos serviços às boas práticas do setor e contribuir para a sustentabilidade ambiental do concelho de Olhão.
A Ambiolhão, E. M. é uma empresa detida a 100% pela Câmara Municipal. Esta empresa resultou da transformação dos serviços municipais existentes anteriormente e conta atualmente com cerca de 180 funcionários, prestando os seus serviços a mais de 24 000 clientes.
Os serviços prestados pela empresa abrangem toda a área geográfica do concelho de Olhão, com cerca de 131 km², e contemplam uma população residente de 45383 habitantes.
O objeto principal da Ambiolhão, E. M. desenvolve-se pelas seguintes áreas principais:
– distribuição de água para consumo doméstico e outros;
– recolha e drenagem de águas residuais urbanas;
– recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final.
Para além das áreas citadas, a Ambiolhão, E. M. presta outros serviços conexos, no âmbito de contratos celebrados com a Câmara Municipal de Olhão, destacando-se:
– higiene e limpeza de espaços públicos do concelho;
– limpeza de praias e outras atividades de gestão de zonas balneares;
– controlo de pragas urbanas;
– limpeza, desobstrução e manutenção de linhas de água;
– desmatação de espaços públicos e recolha dos detritos resultantes;
– gestão dos sistemas de drenagem de águas pluviais;
– reparação, instalação e manutenção de redes de águas e esgotos em edifícios e eventos municipais.