Grandes dificuldades são sentidas este domingo no aeroporto de Lisboa. Imagens enviadas à SIC mostram longas filas na zona de chegadas e de controlo de passaporte.
Há relatos que apontam para uma demora de cerca de cinco horas para o controlo de passageiros com passaporte, ou seja de passageiros oriundos de países de fora da União Europeia.
Entretanto o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) assegura à SIC que a situação já está regularizada e garante que o plano de contingência do Governo está a funcionar normalmente.
ANA ADMITE ESPERA NAS CHEGADAS QUE ULTRAPASSA TRÊS HORAS
Os tempos de espera na área das chegadas do aeroporto de Lisboa ultrapassaram este domingo as três horas, devido à “insuficiência de recursos e de postos de controlo de fronteira SEF em funcionamento”, disse a ANA Aeroportos.
“Hoje [domingo] voltamos, infelizmente, a assistir a tempos de espera elevados que ultrapassaram as três horas na área das chegadas do aeroporto de Lisboa devido à insuficiência de recursos e de postos de controlo de fronteira SEF em funcionamento”, referiu a ANA Aeroportos, em comunicado.
Estes constrangimentos ocorreram até às 17:00 tendo, entretanto, a situação melhorado e os tempos de espera diminuído, acrescentou.
“Embora sabendo que o plano de contingência anunciado pelo MAI [Ministério da Administração Interna] está em implementação de forma gradual, a ANA já alertou as entidades competentes, nomeadamente o SEF, e aguarda que se assegure um reforço contínuo com a maior brevidade”, sublinhou.
Na nota de imprensa, a ANA salientou ter reforçado as equipas de apoio aos passageiros e disponibilizado água procurando minimizar o constrangimento aos que se encontravam nesta situação.
FRANCISCO CALHEIROS DIZ QUE AEROPORTO NÃO ESTÁ PREPARADO PARA A RETOMA DO TURISMO
O presidente da Confederação de Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, diz que o aeroporto de Lisboa não está preparado para a retoma do turismo e para o aumento da procura.
“Em 2022 no verão, a bagunça no aeroporto vai ser enorme. Vamos recordar o que aconteceu em 2019, em que, de facto, houve muita coisa que não correu bem. Porque o pico de turistas é extremamente grande e o aeroporto anda a tentar esticar há 50 anos”, disse em entrevista à Antena 1.
Francisco Calheiros lembra que o projeto para construir um novo aeroporto não está terminado e que a sua construção irá levar ainda vários anos.
“Se nós hoje decidirmos – coisa que estamos a falar em estudos que ainda não foram adjudicados – que vai começar a construir-se o aeroporto é no mínimo três anos. Ultrapassava qualquer hipótese da retoma ser em 2022, 2023, 2024 ou 2025.”
- VÍDEOS: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL, com Lusa