A Casa Álvaro de Campos, em Tavira, será o palco da apresentação do livro “Diplomacia Todo-o-Terreno Jacarta 1999, o processo de Timor-Leste”, da autoria de Ana Gomes e Bárbara Reis. O evento decorrerá no dia 8 de fevereiro, às 17:00, com a obra recentemente publicada pela editora Tinta-da-China.
Este livro surge no contexto das celebrações dos 25 anos do reconhecimento da independência de Timor-Leste pela Indonésia. Trata-se de uma longa conversa com Bárbara Reis, onde Ana Gomes recorda o intenso ano de 1999, vivido como diplomata em Jacarta.
Ana Gomes, com 20 anos de carreira diplomática, foi enviada para Jacarta em 1999 com a missão de estabelecer uma secção de interesses, que viria a ser o embrião da futura embaixada portuguesa. Esse ano, descrito como “louco e decisivo”, marcou profundamente a diplomata, refletindo a urgência e intensidade das mudanças históricas. “A seguir, qualquer outro posto seria um anticlímax”, confessa Ana Gomes, que viria a suspender a carreira após essa experiência.
“Neste livro — que é uma síntese de 34 horas de conversa e 17 rondas de entrevistas conduzidas por Bárbara Reis entre 2022 e 2023 —, Ana Gomes deixa a História para os historiadores e conta só o que viveu, mostrando que a diplomacia é uma profissão que tem de servir um propósito: sobretudo num ano assim, que exigia uma diplomacia todo-o-terreno”, refere a sinopse da obra.
O prefácio do livro é assinado por Ian Martin, que afirma: “A luta dos timorenses pela autodeterminação, durante os tempos em que parecia uma causa desesperada e ao longo do próprio ano de 1999, teve uma capacidade muito especial de mobilizar o empenho de alguns notáveis indivíduos no seio de organizações não governamentais, da sociedade civil, da ONU e de governos e parlamentos — em particular em Portugal. Ninguém pode ler o relato da Ana e deixar de reconhecer que ela foi uma dessas pessoas”.
A apresentação promete ser um momento de reflexão sobre a história recente e o papel crucial da diplomacia portuguesa no processo de autodeterminação de Timor-Leste.
Leia também: Evite estacionar junto a estes lugares: seguro contra terceiros não cobre esta situação