A chegada da tempestade Hermínia a Portugal não apanhou o país de surpresa, já que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem vindo a alertar os portugueses para esta depressão ao longo dos últimos dias. As primeiras consequências das chuvas e ventos fortes começam a registar-se e, para além das habituais cheias em várias zonas do país, já há a assinalar o desabamento de um troço da Estrada Nacional 329, entre Moimenta da Beira e Tarouca.
Desta vez, nenhum distrito do continente escapou aos avisos por causa da chuva e vento fortes, na sequência da depressão Hermínia. Mas será que a tempestade vai atingir todos os distritos de igual forma? Para já, o que avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera é que a intensidade desta depressão será muito semelhante em todo o continente.
Em termos de agitação marítima o Algarve será das zonas menos afetadas
Isto porque distritos, como Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho, o mais grave, até às 9h de terça-feira, dia 28 de janeiro. Em causa está a agitação marítima, até porque há previsão de ondas de noroeste com sete a oito metros de altura, podendo atingir os 14 metros.
Por outro lado, o distrito de Faro, no Algarve, fica-se pelo aviso laranja, também ele devido à agitação marítima.
Há previsão de chuva acompanhada de trovoada
Quanto à chuva, saiba que o IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Santarém, Lisboa e Portalegre. Neste caso, o distrito de Faro também se encontra sob aviso amarelo por causa da chuva por vezes forte, com possibilidade de ser acompanhada de trovoada.
O vento forte também deixa quase todo o país sob aviso amarelo. Tanto Lisboa, como Porto e Faro estão com o mesmo nível de alerta ao nível do vento. Significa isto que a tempestade Hermínia vai fazer-se sentir com intensidades semelhantes no Algarve, Lisboa e Porto, exceto no que diz respeito à agitação marítima, que no distrito de Faro prevê-se ligeiramente mais moderada.
Note que o aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia também: Estas aplicações do telemóvel podem esvaziar a sua conta bancária: veja como se proteger