A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) informou que está aberta a consulta pública do Programa Base do Estudo e Viabilidade do Traçado do Sistema de Transporte Público em Canal Dedicado (TPSP), do tipo MetroBus, que irá ligar Olhão, Faro, Montenegro, Aeroporto, Universidade do Algarve, Parque das Cidades e Loulé.
A consulta decorre durante 30 dias úteis, entre 30 de janeiro e 13 de março de 2025, e pode ser consultada no site da CCDR Algarve (www.ccdr-alg.pt) e no Portal Participa (www.participa.pt).
De acordo com o comunicado da CCDR Algarve, este projeto, que prevê um traçado de 37,6 km, “visa a implementação de um sistema de transporte público sustentável, eficiente e integrado na região, na bacia de emprego desta área do território”.
O projeto está alinhado com o objetivo específico “RSO2.8 – promover uma mobilidade urbana multimodal sustentável, como um projeto estruturante para a transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono”, conforme definido pelo Programa Regional ALGARVE 2030, aprovado pela Comissão Europeia.
A proposta em consulta prevê a criação de um corredor de transporte público dedicado, operado por um sistema de MetroBus ou Bus Rapid Transit (BRT), apresentando as seguintes vantagens:
- Maior eficiência – O sistema MetroBus ou BRT permitirá uma melhor integração no tecido urbano, proporcionando uma resposta mais adaptada às necessidades dos cidadãos.
- Expansão futura – O projeto prevê uma expansão da rede após 2029, com a possibilidade de integrar outras localidades do Algarve, como Quarteira, Almancil e Albufeira, promovendo uma melhor conectividade regional.
- Sustentabilidade – O sistema será elétrico, contribuindo para a redução de emissões de carbono e incentivando o uso de meios de transporte mais ecológicos.
- Facilidade de integração – O serviço será complementar e interligado à rede ferroviária existente, permitindo uma oferta de transporte público mais flexível e eficiente.
Segundo a CCDR Algarve, “o traçado proposto foi desenvolvido tendo em consideração as necessidades de mobilidade das populações de Faro, Olhão e Loulé, ao mesmo tempo que serve locais-chave que constituem uma bacia de emprego com grande relevância regional”.
O projeto contempla quatro grandes polos “geradores de empregos e atividades económicas diversas (Universidade do Algarve, Aeroporto Internacional Gago Coutinho, Parque das Cidades e Centro Comercial de Loulé), que provocam um grande número as deslocações pendulares nestes três concelhos”.
A estimativa de custo total da empreitada para a construção do traçado base é de 203,1 milhões de euros, incluindo novas vias rodoviárias, estações, terminais, estruturas de contenção, viadutos, túneis, bem como os sistemas de alimentação energética e sinalização necessários para a operação do MetroBus/BRT.
De acordo com o comunicado, “este estudo está a ser desenvolvido pela CCDR Algarve no contexto da sua missão de planeamento e execução de políticas de desenvolvimento regional nos domínios do ambiente e cidades, e de integração de soluções que promovam a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida nas cidades da região, em colaboração com a AMAL enquanto Autoridade Regional de Mobilidade e Transportes, os municípios de Olhão, Faro e Loulé, a Universidade do Algarve, o Aeroporto Internacional Gago Coutinho de Faro e o Turismo do Algarve (RTA)”.
A consulta pública agora lançada representa um passo essencial para recolher contributos da comunidade, entidades e partes interessadas. Os documentos completos, incluindo o traçado detalhado e as estimativas de custo, podem ser consultados nos links acima referidos.
Os interessados podem enviar as suas sugestões até 13 de março de 2025, dirigindo as propostas ao Conselho Diretivo da CCDR ALGARVE, IP, através do Portal Participa.
Após o período de consulta pública, as opiniões recolhidas serão analisadas e integradas no processo final de desenvolvimento do projeto, contribuindo para a transição energética e a melhoria da qualidade de vida da população algarvia.
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