A Comissão Nacional da Juventude Socialista (JS) decorreu no dia 19 de janeiro, na sede do Partido Socialista, em Lisboa. Esta foi a primeira reunião do novo mandato, após o Congresso Nacional que, no mês passado, elegeu Sofia Pereira como secretária-geral. Entre os pontos principais da agenda destacou-se a eleição dos novos Secretários-Gerais Adjuntos e Secretários Nacionais.
Entre os recém-eleitos, destacou-se João Pimenta, jovem socialista natural de Lagoa, no Algarve, que foi eleito secretário nacional da Juventude Socialista. Presidente da Juventude Socialista da concelhia de Lagoa, João Pimenta sublinhou que “é uma honra e um privilégio, que em nada se sobrepõem ao peso e à responsabilidade de ser dirigente nacional da JS”.
O jovem socialista acrescentou: “Esta eleição deve servir de esperança e motivação para qualquer jovem, porque não interessa onde nascemos, mas sim o que defendemos”. Este marco é histórico para a política de Lagoa, sendo a primeira vez que um jovem da região assume um cargo no Secretariado Nacional da JS.
João Pimenta sucede a Abel Matinhos e irá representar o Algarve no órgão nacional da Juventude Socialista. Sobre a nova função, garantiu: “Assumo a função com um elevado grau de compromisso com os jovens socialistas em particular e com o Algarve em geral. Esta é uma grande oportunidade para representar a nossa região e garantir que as questões que impactam diretamente o Algarve sejam debatidas e valorizadas nas esferas de decisão política”.
Comprometido em dar resposta às necessidades da juventude algarvia, João Pimenta destacou que “é obrigatório repensar que Algarve queremos”. Entre as prioridades do seu mandato, o dirigente apontou a promoção do turismo sustentável, a diversificação económica, o combate ao desemprego jovem e ao abandono escolar precoce, bem como a criação de políticas para habitação a custos acessíveis.
A Juventude Socialista reafirmou o compromisso de promover políticas públicas que garantam um futuro melhor para as novas gerações, sempre pautada pelo inconformismo da juventude. João Pimenta concluiu a sua intervenção citando António Arnaut: “Não há política sem a capacidade de dar resposta aos problemas das pessoas, e está na juventude a chave para a renovação dessa capacidade”.
Leia também: Evite estacionar junto a estes lugares: seguro contra terceiros não cobre esta situação