A programação de fevereiro no Cineteatro Louletano arranca com eventos culturais variados, desde música a dança, teatro e cinema, proporcionando momentos únicos a todos os públicos.
No dia 1, pelas 21:00, o palco recebe The Black Mamba, integrando as comemorações do Dia da Cidade de Loulé. A banda traz ao público o álbum “Last Night in Amsterdam”, mantendo a sua essência soul, funk e rhythm & blues, numa celebração de 15 anos de carreira.
No dia 7, às 21:00, a dança contemporânea ocupa o palco com “Ruído”, uma coprodução com várias entidades culturais nacionais. Cinco bailarinos exploram um caos emocional e sonoro, abordando temas como vozes interiores e gestos do quotidiano. Antes do espetáculo, no dia 5, será realizado um workshop no Palácio Gama Lobo, às 18:00. As inscrições podem ser feitas através do email [email protected].
O dia 9, às 11:30, é dedicado à música clássica com o regresso dos Concertos Promenade pela Orquestra do Algarve. Com o título “Os Nórdicos e a arte de contar histórias em música”, o espetáculo é dirigido pelo maestro Martim de Sousa Tavares, com mediação do barítono Rui Baeta, destacando compositores como Jean Sibelius e Edvard Grieg.
No dia 11, às 21:00, o Auditório do Solar da Música Nova acolhe mais um filme do ciclo “Filme Francês do Mês”, organizado pela Alliance Française. A película exibida será “Le cours de la vie” (2022), com entrada gratuita.
A dança regressa no dia 13, às 21:00, com “RE.SET – A Metaphor for My Queer Emancipation”, de Be Dias, explorando questões de identidade lésbica e inspirada pelo movimento Queercore.
No dia 14, Dia de São Valentim, o Cineteatro Louletano promove o tradicional Jantar-Concerto, desta vez com Filipa Lopes e Sérgio Sousa Martins, que apresentam o espetáculo “Vozes de Ópera”, interpretando temas populares do universo lírico, acompanhados pelo maestro Yan Mikirtumov.
No dia 15, pelas 21:00, os Capitão Fausto sobem ao palco para apresentar o álbum “Subida Infinita”. A banda, com mais de uma década de carreira, traz a Loulé uma energia única e um espetáculo repleto de maturidade musical.
De 20 a 23 de fevereiro, o Cineteatro Louletano recebe a peça “A Médica”, uma adaptação contemporânea de Arthur Schitzler pelo Teatro do Eléctrico, com um elenco de luxo encabeçado por Custódia Gallego. O espetáculo aborda questões éticas e sociais num hospital, misturando temas como religião, saúde e redes sociais. Há sessões às 21:00 e uma matiné no dia 23, às 17:00, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
O mês encerra com o espetáculo “eRrAdO”, da Plataforma 285, pensado para crianças e famílias. Celebrando a liberdade de errar, o espetáculo inclui sessões descontraídas, adequadas a públicos neurodivergentes. Haverá sessões para famílias no dia 27, às 19:00, e para escolas nos dias 26 e 27, com horários às 9:30 e 11:00. A formação para professores acontece no dia 26, às 15:00, no Palácio Gama Lobo. Inscrições podem ser realizadas pelo email [email protected].
A programação diversificada reafirma o Cineteatro Louletano como um espaço de excelência para a promoção cultural e artística na região.
“Com uma programação de referência (que pode consultar no site e nas redes sociais do Cineteatro), o CTL está credenciado pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, integrando ainda a Rede de Teatros com Programação Acessível e proporcionando espetáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa para Surdos (com “S” maiúsculo são falantes de Língua Gestual Portuguesa) e outros com Audiodescrição, para pessoas cegas ou com deficiência visual”, destaca a autarquia louletana em comunicado.
O CTL é uma estrutura cultural da Câmara Municipal de Loulé no domínio das artes performativas, e um dos promotores da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e da Rede 5 Sentidos.
Leia também: Evite estacionar junto a estes lugares: seguro contra terceiros não cobre esta situação