A maior viagem de comboio do mundo passa por 16 países diferentes e leva aqueles que se aventurarem nela a percorrer uma distância de 20.000 quilómetros em mais de 40 comboios. O mais curioso é que esta viagem começa em Portugal. É de Lagos que os viajantes que vão percorrer a maior travessia ferroviária do mundo iniciam a sua jornada. No último mês, dois jovens saíram de Lagos rumo a Singapura, o destino final desta viagem.
De uma pequena cidade do nordeste do Brasil para o mundo, Anderson Dias, de 31 anos, tornou-se no primeiro brasileiro a visitar os 196 países reconhecidos pela ONU. Em 2018 começou a dar uma volta ao mundo e a documentar tudo nas redes sociais. Habituado a viajar sozinho, Anderson Dias aventurou-se a percorrer a maior travessia de comboio do mundo, mas está acompanhado.
Robson Jesus, de 36 anos, é o companheiro de viagem de Anderson Dias. Conheceram-se quando Robson contactou Anderson para o ajudar a desenhar o roteiro da sua viagem à volta do mundo. Robson Jesus partiu para a sua volta ao mundo a 28 de abril de 2022, com o mesmo objetivo que o seu mentor: percorrer os 196 países reconhecidos pela ONU, feito que conseguiu em tempo recorde.
Reconhecido pelo Guinness World Records, Robson concluiu o desafio em apenas dois anos e 42 dias, tornando-se o homem mais rápido a visitar todos os países, segundo avança a NiT.
Ambos com uma volta ao mundo no currículo, aventuraram-se agora na maior viagem de comboio de sempre. Partiram de Lagos a 12 de novembro e em breve chegarão ao destino, Singapura. Os dois viajantes atravessaram toda a Europa e passaram até pela Rússia, onde partilharam o cenário que se vive nos dias de hoje num país em guerra. Entre decorações de Natal e pessoas a fazer uma vida aparentemente normal, há quem esteja na rua a recrutar voluntários para a guerra.
Leia também: Recebe subsídios e pensões? Saiba as datas de pagamento para dezembro