Em fevereiro, a Cinemalua – Associação Cultural traz uma programação rica e variada ao São Brás Cineteatro Jaime Pinto, abordando temas sociais, históricos e culturais, com a exibição de quatro filmes de renome, cada um com uma perspetiva única sobre o quotidiano, a história e a identidade.
A programação começa a 3 de fevereiro, às 19:15, com “A História de Souleymane”, de Boris Lojkine. O filme, que estreou nacionalmente em janeiro de 2025, acompanha o dia a dia de Souleymane, um imigrante africano que trabalha como estafeta de comida, enquanto enfrenta o desafio de legalizar o seu estatuto de imigrante. Protagonizado por Abou Sangare, galardoado no Festival de Cannes, o filme reflete as tensões e dificuldades de uma realidade cada vez mais presente.
No dia 10 de fevereiro, também às 19:15, será exibido “O Movimento das Coisas” (estreia nacional a 17 de junho de 2021), a única obra da realizadora Manuela Serra. Este filme, que esperou 36 anos para a sua estreia comercial, é um poema visual que retrata o quotidiano de uma comunidade rural, enriquecido pela banda sonora de José Mário Branco. Restaurado pela Cinemateca Portuguesa, o filme é uma peça de referência no panorama do cinema português.
No dia 17 de fevereiro, às 19:15, chega “Crónicas Chinesas” (estreia nacional a 6 de fevereiro de 2025), de Ye Lou, uma reflexão sobre a pandemia de Covid-19 e as ligações humanas mediadas pela tecnologia. Filmado em janeiro de 2020, em Wuhan, o filme explora o impacto de eventos inesperados na vida e no trabalho de uma equipa de cinema.
A programação encerra a 24 de fevereiro, às 19:15, com “Nome” (estreia nacional a 6 de fevereiro de 2025), do veterano realizador guineense Sana Na N’Hada. Este filme poético e ficcional revisita a memória da Guerra Colonial na Guiné-Bissau, combinando imagens de arquivo com a história de Nome, um jovem que se junta à luta armada do PAIGC. A obra questiona o legado da luta pela independência e reflete sobre o passado e o presente da Guiné-Bissau.
As sessões são organizadas pela Cinemalua em parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e contam com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Leia também: Evite estacionar junto a estes lugares: seguro contra terceiros não cobre esta situação