A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou este sábado a apreensão de mais de 93 quilogramas de haxixe na Costa Vicentina e no barlavento algarvio, resultado de operações realizadas na quinta e sexta-feira.
De acordo com o comunicado da GNR, a intensificação do patrulhamento costeiro pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), motivada pelo agravamento das condições meteorológicas e do estado do mar, levou à deteção de várias quantidades de droga junto à orla costeira.
Na quinta-feira, os militares encontraram um fardo de serapilheira contendo haxixe na Praia de Manuel Lourenço (Guia), com um peso total de 43,5 quilogramas. Ainda no mesmo dia, na Praia da Cordoama (Vila do Bispo), foram apreendidos vários pacotes de droga, pesando no total 4,5 quilogramas.
Já na sexta-feira, durante uma ação na Praia da Mareta (Sagres), a GNR detetou e apreendeu mais um fardo de serapilheira, contendo 45,05 quilogramas de haxixe.
A operação, coordenada pela UCCF e pelo Comando Territorial de Faro, mobilizou equipas de patrulhamento terrestre e marítimo. Estes esforços inserem-se na estratégia das autoridades para combater o tráfico de droga, especialmente durante períodos de condições marítimas adversas, que facilitam o arrojamento de embalagens de estupefacientes na costa portuguesa.
Na mesma linha, a Polícia Marítima revelou, na sexta-feira, a apreensão de 369 quilogramas de haxixe ao longo dos últimos três dias, em praias situadas nos concelhos de Faro, Portimão e Lagos.
Estas operações refletem o reforço do controlo costeiro e a cooperação entre diferentes forças de segurança na luta contra o tráfico de droga no Algarve.
Leia também: Conheça o rio português que já foi considerado do mais bonitos do mundo pelas suas paisagens