A Polícia Marítima (PM) apreendeu 369 quilogramas de haxixe encontrados em praias dos concelhos de Faro, Portimão e Lagos, entre quarta-feira e sexta-feira, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Segundo a AMN, a droga foi localizada no âmbito de ações de patrulhamento intensificadas pelas autoridades marítimas durante períodos de condições meteorológicas adversas, como mau tempo e ondulação elevada, que frequentemente levam ao arrojamento de embalagens de haxixe para a costa.
“Entre os dias 22 e 24 de janeiro, o Comando Regional da Polícia Marítima do Sul, em coordenação com os vários Comandos Locais, realizou ações de vigilância e patrulhamento que culminaram na apreensão de um total de 369 quilogramas de haxixe”, detalhou a AMN em comunicado.
Durante estas operações, foram efetuados patrulhamentos por terra e por mar nas áreas de jurisdição dos Comandos Locais da Polícia Marítima de Faro, Portimão e Lagos. Estas ações resultaram na apreensão de quantidades significativas de haxixe: 94 quilogramas em praias de Faro, 228 quilogramas na área de Portimão e 47 quilogramas na zona de Lagos.
A droga apreendida foi entretanto entregue à Polícia Judiciária, que prosseguirá com a investigação, com o objetivo de apurar as origens e os responsáveis pelo narcotráfico associado a esta ocorrência.
Este tipo de apreensões reflete o trabalho contínuo das autoridades marítimas em vigiar e proteger a costa portuguesa, reforçando a sua vigilância em momentos críticos, como o enfrentamento de condições atmosféricas desfavoráveis, que facilitam o arrojamento de substâncias ilícitas.
Leia também: Conheça o rio português que já foi considerado do mais bonitos do mundo pelas suas paisagens