Nos últimos dias, várias publicações no Facebook têm afirmado que a ponte internacional mais pequena do mundo está no Alentejo e tem apenas seis metros de comprimento. A Ponte Internacional do Marco, localizada na freguesia de Esperança, no concelho de Arronches (Portalegre), confirma este título.
De acordo com o site oficial do município de Arronches, citado pelo Polígrafo, a ponte foi construída em 2008 e atravessa a ribeira de Abrilongo, ligando a freguesia de Esperança ao município espanhol de La Codosera. Com apenas seis metros de comprimento e 1,45 metros de largura, a ponte foi desenhada para ser usada exclusivamente por peões e ciclistas. Esta informação é também corroborada pelo site TheMayor.eu, que detalha características de infraestruturas municipais na Europa.
A ponte é muitas vezes comparada à suposta ponte internacional mais pequena do mundo localizada na ilha de Zavikon, no Canadá. Alegadamente, essa ponte liga a ilha canadiana de Zavikon a uma ilha norte-americana, no estado de Nova Iorque. No entanto, o site de fact-checking Snopes já desmentiu essa informação. Ambas as ilhas pertencem ao Canadá, o que significa que a ponte não atravessa fronteiras. Além disso, com cerca de 9,75 metros de comprimento, a ponte de Zavikon é maior do que a Ponte Internacional do Marco.
Sendo assim, não restam dúvidas: com apenas seis metros, a Ponte Internacional do Marco, situada no Alentejo, é a ponte internacional mais pequena do mundo. Esta estrutura destaca-se não só pela sua dimensão reduzida, mas também por simbolizar a ligação entre dois países, reforçando o valor histórico e cultural da região de Arronches, no distrito de Portalegre.
Leia também: Chegou ao Lidl a marca ‘Stanley Cup’ a um preço que poderá fazer voar o stock