A cerimónia de apresentação do livro “Vítor José Cabrita Neto – Uma não Biografia”, da autoria da historiadora Maria João Raminhos Duarte, teve lugar no passado dia 19 de julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves, com casa cheia.
Foram diversas as entidades locais e regionais, familiares, trabalhadores da empresa Teófilo Fontainhas Neto, amigos e admiradores do biografado, que se fizeram representar.
“A obra celebra a vida e o legado do político e empresário algarvio. O percurso de um Homem de imensa coragem, um Homem de causas, que lutou incansavelmente pelos valores da liberdade e da democracia, em oposição à ditadura”, realça a autarquia silvense em comunicado.
“Deu importante contributo para a construção da Democracia no pós 25 de abril de 1974, destacando-se posteriormente na qualidade de empresário e Secretário de Estado do Turismo, afirmando-se particularmente como reputado especialista na área do Turismo Algarvio”, acrescenta.
A historiadora e autora professora doutora Maria João Raminhos Duarte explicou com detalhe o conteúdo da “Não Biografia” e o desafio que enfrentou para “dar resposta ao convite do Município de Silves, que lhe foi dirigido no quadro do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril de 1974”.
O professor doutor João Guerreiro teve oportunidade de abordar de forma sintética as diferentes fases da vida de Vítor Neto.
O homenageado fez uma comunicação sobre toda a sua vida, desde a juventude, os 12 anos de exílio em Itália, o pós 25 de abril de 1974, a reestruturação e reativação da empresa Teófilo Fontainhas Neto, as importantes funções como secretário de Estado do Turismo e o seu papel, ainda atual, como líder do NERA. Não deixou de abordar a relação especial que teve com o pai considerando-o o seu “mestre mais importante”.
Como forma de finalizar o seu discurso, o empresário não deixou de expressar a sua eterna disponibilidade para enfrentar os enormes desafios que temos pela frente: “lutar para construir um futuro consistente para o Algarve. O Algarve, o país e as novas gerações assim o exigem”.
A presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, encerrou a cerimónia com palavras de grande apreço e elogio para com o homenageado, que honra o concelho, a região e o país.
A publicação da “Não Biografia” integra as Comemorações dos 50 anos do 25 de abril no concelho de Silves, apresentando-se como um marco importante da programação anual.
Leia também: Espanhóis destacam aldeia algarvia abandonada que agora tem alojamentos no meio de parque natural