As IX Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam no dia 7 de junho ao Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António.
O programa desta terceira sessão das IX jornadas decorre entre as 10:00 e as 16:30. O medievalista Juan Luis Carriazo Rubio, docente da Universidade de Huelva, dará início às Jornadas com a conferência intitulada “Sobrevivência e percepção da fortificação senhorial do Baixo Guadiana”.
Pelas 11:00, será a vez de o medievalista Luís Filipe Oliveira, docente da Universidade do Algarve, abordar em conferência “Da defesa da fronteira à guerra no mar: a coroa e as ordens militares”.
Na parte da tarde, às 15:00, está prevista uma visita guiada, conduzida por Pedro Pires, técnico superior de Cultura da Câmara Municipal de Castro Marim, à exposição dedicada à Ordem de Cristo patente na igreja do Castelo desta vila.
O programa desta terceira sessão das IX Jornadas de História do Baixo Guadiana irá terminar com um momento musical pelas 15:45, a cargo de Filipe Santos na guitarra portuguesa.
As Jornadas de História do Baixo Guadiana, inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, são organizadas pelo Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património e editores.
A participação nas Jornadas é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail [email protected] ou telefone 281 510 260.
Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita