O Mercado Municipal de Tavira será palco da mesa-redonda interativa “No trilho da Bio-Região – Agricultura, Biodiversidade e Paisagem”, no dia 12 de abril (sábado), entre as 09:30 e as 12:00, organizada pela Al-Bio.
A iniciativa propõe-se a refletir sobre a viabilidade do Sotavento Algarvio – e da região do Algarve em geral – enquanto bio-região, através de uma abordagem integrada que une agricultura, biodiversidade e paisagem. A sessão pretende, ainda, explorar como estes três pilares podem funcionar em sinergia para promover o desenvolvimento económico, social e ambiental sustentável.

A moderação ficará a cargo de Inês Costa Pereira, investigadora do CERNAS-ESAC (Centro de Investigação de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade – Escola Superior Agrária de Coimbra), e contará com um painel diversificado de convidados: Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Ana Paula Martins, presidente da Câmara Municipal de Tavira, Sónia Pires, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Tavira, Valter Matias, presidente da Direção da Cooperativa Guadimonte, Maria de Lurdes Carvalho, diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve e membro do Centro de Competências da Dieta Mediterrânica, e David Machado, representante da Bio-região Margem Esquerda do Guadiana.
As bio-regiões são territórios onde produtores, cidadãos, entidades turísticas, associações e autoridades locais trabalham em parceria para gerir de forma sustentável os recursos locais, promovendo a produção e o consumo de base biológica e agroecológica. A Rede Internacional das Bio-Regiões (INNER) já conta com presença em várias zonas do mundo, incluindo quatro em Portugal: Idanha-a-Nova, São Pedro do Sul, Alto Tâmega e Margem Esquerda do Guadiana.
Esta é a primeira de várias conversas que a Al-Bio irá dinamizar no âmbito do projeto MEDadap Tavira: Agroecologia em Contexto Mediterrânico, com o apoio do Município de Tavira e em parceria com o CERNAS.

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. A organização sugere o preenchimento do formulário de inscrição (opcional), disponível aqui.
A Al-Bio destaca ainda o testemunho de Armindo Jacinto, líder de Idanha-a-Nova, o primeiro município português a ser distinguido com um prémio europeu de produção biológica pela Comissão Europeia.
Leia também: Fim dos voos low-cost? Este comboio de 400 km/h vai conectar Portugal à Europa
