A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, acolhe esta segunda-feira, pelas 18:00, a sessão “Diálogos da Liberdade” dedicada ao tema “Mário Soares, memórias do homem e do político”.
Esta iniciativa, guiada pelo seu filho e político João Soares e pelo seu médico fisiatra Rosa de Sousa, surge no âmbito do centenário do seu nascimento, o qual se comemora a partir de dia 7 de dezembro.
“Mário Soares foi uma figura central na história política de Portugal, reconhecido tanto como homem de Estado, quanto como um político influente”, destaca a autarquia tavirense.
Formado em Histórico Filosóficas e em Direito, foi um dos fundadores do Partido Socialista, em 1973, tendo desempenhando um papel vital na Revolução dos Cravos em 1974.
Como político, serviu como primeiro-ministro em duas ocasiões (1976-1978 e 1983-1985) e foi o primeiro Presidente da República, civil, eleito após a Revolução, cargo que ocupou de 1986 a 1996.
Conhecido pela sua oratória apaixonada, visão progressista e um grande compromisso com os direitos humanos, a sua carreira foi marcada por desafios e conquistas, deixando um legado duradouro na política portuguesa e na construção da democracia no país.
Leia também: Preço do azeite vai descer a pique. Saiba quanto vai custar a garrafa