No passado dia 13 de novembro, o Algarve recebeu Paulo Taveira de Sousa, Governador do Rotary Club de Portugal – Distrito 1960, numa cerimónia realizada no Rotary Club de Lagoa, que visou a entrega de equipamentos hospitalares doados ao Centro de Saúde de Lagoa por parte dos rotários.
A comitiva participou numa reunião na Câmara de Lagoa, onde foram assinados documentos referentes à doação realizada pelos rotários e muito bem recebida pelo presidente da Câmara que efetuou a entrega do respetivo material ao Centro de Saúde.
De salientar que os rotários doaram ao Centro de Saúde de Lagoa um eletrocardiógrafo, duas balanças pediátricas e um bisturi elétrico.
Na cerimónia de entrega dos materiais hospitalares, além dos médicos e enfermeiros marcaram presença também a assistente do Governador, Anabela Bonin, Tiago Botelho, presidente do Conselho de Administração da ULS do Algarve, e Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve.
Estiveram também presentes a presidente do Rotary Club de Lagoa, Isabelle Weulersse, o vice-presidente Franco Pasotto e outros membros do Rotary. Na cerimónia fez se presente o presidente da Camara de Lagoa, Luís António Encarnação, e a vice-presidente, Anabela Simão.
“Gostaria muto de agradecer aos rotários pela doação dos equipamentos de saúde, estes equipamentos vão ajudar a melhorar a prestação de serviços aos utentes, uma vez que já temos o equipamento eletrocardiógrafo podemos realizar os primeiros socorros aos utentes que chegam com suspeita de enfarte do miocárdio. Havia uma grande necessidade de um eletrocardiógrafo, pois quando não tínhamos o equipamento e ficávamos só com a suspeita, tínhamos que chamar o INEM e perder tempo na ida para o hospital e com isto podiam perder-se vidas. Estamos muito gratos por esta oferta dos rotários de Lagoa”, afirmou o médico Dário Perdigão na cerimónia de visita dos rotários no Centro de Saúde.
“Para nós é muito importante poder servir e é uma honra poder ajudar o Centro de Saúde. Os princípios dos rotários passam por estar presentes e servir a comunidade”, afirmou Isabelle Weulersse, acrescentando que “estamos aqui para ajudar a preparar o futuro para fazermos mais por este este concelho. Estamos muito felizes por esta equipa de médicos ter agora melhores condições para ajudar as pessoas” .
A dirigente disse ainda que o Rotary de Lagoa está a conversar com a Câmara Municipal para trabalharem em conjunto e realizarem mais outros novos projetos para poderem ajudar cada vez mais o município de Lagoa.
Governador do Rotary Club de Portugal – Distrito 1960 afirmou que “a magia do Rotary não é encontrada em truques ilusionistas ou em momentos de pura fantasia, ela reside na capacidade extraordinária de transformar a realidade através do serviço, da dedicação e do comprometimento. É a magia de fazer acontecer, de mudar vidas, de construir um legado de impacto significado. Isso significa canalizar a força de nossas ações para realizar sonhos, mas não apenas os nossos sonhos, mas principalmente daqueles que que servimos”.
“Cada projeto, cada iniciativa, cada ato de solidariedade é uma oportunidade de espalhar a magia do Rotary, de tecer uma rede de humanidade e apoio que se estende além das fronteiras geográficas e culturais. A magia do Rotary é também uma celebração da diversidade e da colaboração. Cada membro traz consigo uma riqueza única de experiências, habilidades e perspetivas. Quando unimos esses talentos a capacidade de inovação e realização se multiplica exponencialmente, isto é o poder coletivo de agir com a certeza de que juntos podemos alcançar o extraordinário”, acrescentou Paulo de Sousa.
O presidente da Camara Municipal deixou o seu agradecimento aos rotários: “Em nome do Município de Lagoa deixo um agradecimento sincero ao Rotary Club de Lagoa por esta doação. Sabemos que a C|âmara tem responsabilidade nesta área, mas é bom contar com o apoio dos rotários.”
Promoção do bem-estar social e da comunidade é o lema do Rotary
Um dos lemas oficiais do Rotary é dar de si antes de pensar em si e mais se beneficia quem melhor serve.
O Rotary é como uma rede global que se esforça para construir um mundo onde as pessoas se unem e agem para criar mudanças duradoras, prestando serviços ao próximo, promovendo a integridade e promover a compreensão mundial.
Todos os anos o Rotary tem projetos em áreas ligadas á saúde, ambiente, crianças, idosos e mulheres, a sua missão é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.
Leia também: Este icónico hotel no Algarve está fechado e não é por falência