A Festa dos Anos de Álvaro de Campos chega à sua 10.ª edição e é precedida habitualmente por um programa de “vésperas”, que este ano toma a forma de um recital de poesia e música. O tradicional programa “Poemus”, da e na Casa Álvaro de Campos em Tavira, terá lugar no próximo sábado, às 17:00, com as participações do escritor e especialista pessoano Ricardo Belo de Morais e do pianista e compositor tavirense Marcelo Montes.
“No ano das comemorações de 50 anos de 25 de Abril, a edição 81.ª “Poemus” reúne poemas de Liberdade e Resistência escritos por Álvaro de Campos e Fernando Pessoa. Entre o desalento e a esperança, o poeta e o seu heterónimo de Tavira cantaram a liberdade, a resistência e o anti salazarismo”, explica a Casa Álvaro de Campos em comunicado.
Retalhos dessa poesia sonhante do Portugal futuro, ditas por Ricardo Belo de Morais, por entre notas do piano de Marcelo Montes, interpretando pautas de, entre outros, António Fragoso, Carlos Seixas, Fernando Lopes-Graça, Marcelo Montes e Luís de Freitas Branco.
A Festa dos Anos de Álvaro de Campos, o maior festival cultural pessoano envolvendo associações culturais, artistas nacionais e internacionais e a comunidade da cidade de Tavira tem início a 15 de outubro (data do “nascimento” do heterónimo tavirense Álvaro de Campos) e estende-se até 30 de novembro (data da morte de Fernando Pessoa).
Sobre Ricardo Belo de Morais e Marcelo Montes
O escritor e investigador literário Ricardo Belo de Morais, nos últimos 10 anos publicou vários livros, ensaios e estudos académicos sobre vida e obra de Fernando Pessoa. É membro da equipa da Casa Fernando Pessoa, ministra palestras didáticas e comparatistas pessoanas, realiza o único programa semanal de rádio dedicado ao escritor e promove visitas guiadas pessoanas em Lisboa.
Marcelo Montes iniciou estudos de piano aos 18 anos no Conservatório de Vila Real de Santo António. Frequentou masterclasses em Lagos, Portimão e Lagoa. Após uma interrupção retomou sozinho os seus estudos em 2015 treinando nos pianos da Casa Álvaro de Campos e da Igreja da Misericórdia.
A Casa Álvaro de Campos organizou uma ação entre cidadãos para comprar-lhe um teclado. Seus recitais em Tavira valeram-lhe um convite da The Cornwall Polytechnic Society (the Poly) para se apresentar em Falmouth.
A organização do programa de “vésperas” está a cargo da Casa Álvaro de Campos e da Partilha Alternativa. A entrada é livre.
Para saber mais informações basta clicar aqui ou através do email [email protected].