O projeto Eures Transfronteiriço Andaluzia-Algarve, que oferece informação e apoio a empresas e trabalhadores em relação a especificidades do mercado laboral transfronteiriço, deslocou o Ponto de Informação e Deteção de Necessidades até à aldeia do Azinhal, no concelho de Castro Marim, coincidindo com a celebração da Terra de Maio – Feira da Cabra 2024.
“O objetivo do ponto móvel é ter presença em eventos nos quais passam um grande número de potenciais utilizadores do serviço, de forma a que possam ter um primeiro contacto com a equipa Eures Transfronteiriço Andaluzia-Algarve para conhecer as ferramentas disponíveis e as possibilidades que tem este tipo de trabalhadores para melhorar a sua situação laboral e pessoal”, explica a Eurocidade do Guadiana em comunicado.
O ponto de informação esteve assegurado este fim de semana por dois técnicos afectos ao Eures Transfronteiriço Andaluzia Algarve e um conselheiro especializado em serviços transfronteiriços de emprego, que explicaram aos assistentes as características do programa e inclusive um primeiro atendimento a trabalhadores transfronteiriços que enunciaram as suas dificuldades.
Esta ferramenta também se deslocará a outros eventos com grande assistência, assim como a diversos pontos nos quais haja “uma grande concentração de pessoas que trabalhem num país e tenham a sua residência no outro, regressando à mesma ao menos uma vez a semanaI. O objetivo é dar informações “em matérias administrativas, relação laboral, fiscal, serviços de saúde ou segurança social entre outras”.
O recurso ao serviço móvel, também pode ser solicitado por empresas para sessões informativas aos seus trabalhadores transfronteiriços.
Esta atividade é coordenada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade do Guadiana, contando com a participação ativa do Serviço Andaluz de Emprego e do Instituto de Emprego e Formação Professional.
Leia também: Conheça o hotel de Albufeira que está abandonado desde 2008