A cerimónia de entrega de prémios da 12ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” teve lugar no dia 14 de novembro no Porto. A Misericórdia de São Brás de Alportel foi premiada e a única instituição da região do Algarve a ser distinguida pelo Prémio BPI – Fundação ”la Caixa” Seniores 2024, com o o Projeto Apoio +felicIDADE 2.0.
No total, foram atribuídos 1,4 milhões de euros a 38 projetos sociais e solidários de um total de 222 candidatos a nível nacional a esta prestigiada distinção.
A instituição algarvia salienta que, a nível nacional, na região sul do país “foram atribuídos apenas três prémios, onde a Misericórdia de São Brás de Alportel com o desenvolvimento do Projeto Apoio +felicIDADE 2.0 obteve o segundo maior prémio atribuído entre todos eles”.
A responsabilidade social do BPI e Fundação ”la Caixa” traduz-se em ajudar quem ajuda diariamente e no terreno milhares de pessoas, nomeadamente as IPSS, que trabalham neste caso particular junto dos nossos seniores e das suas necessidades.
“Com base neste financiamento, será possível intervir em situações de vulnerabilidade, combater situações de isolamento e de solidão, e cuidar de mais pessoas promovendo a autonomia pessoal e o bem-estar global das pessoas com mais de 65 anos”, explica a Misericórdia de São Brás de Alportel.
Desta forma, o Projeto Apoio +felicIDADE 2.0 pretende proporcionar “uma resposta inovadora e mais adaptada às necessidades diárias dos benificiários seniores residentes no concelho”.
“Com base numa intervenção personalizada, de proximidade e de assistência diária, pretende-se apoiar cidadãos com limitações diversas e que não dispõem de proteção familiar ou social, nem autonomia financeira para viver com mais qualidade de vida. Com a implementação do Apoio +felicIDADE 2.0 iremos criar postos de trabalho, desenvolver serviços de qualidade e planos de intervenção personalizados para ajudar quem mais precisa”, refere a instituição.
Com este prémio, a Misericórdia de São Brás de Alportel conseguiu “um importante apoio financeiro de 49.950 euros que nos permitirá avançar com o Projeto Apoio +felicIDADE 2.0 e, por sua vez, proporcionar a oportunidade da Misericórdia continuar o trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos com os parceiros de sempre e da rede social local, em prol da comunidade são-brasense”, conclui.
Leia também: Esta quinta no Alentejo está a ser vendida ao mesmo preço que um palacete na França