Muito se tem falado sobre o aumento dos preços das casas e o Algarve é uma das zonas do país onde os preços mais têm subido ao longo dos últimos meses. É que a região sul do país não só é bastante atrativa para os visitantes, que se deslumbram com as praias e com o clima quente e ameno ao longo de todo o ano, mas também é uma das regiões preferidas dos investidores.
Com o interesse pelo Algarve a aumentar substancialmente, os preços dos imóveis de luxo também sentiram os efeitos desses mesmos interesses e só no último ano subiram mais de 30%, tal como avança a Svaills. Um outro estudo, desta vez da Bloomberg, aponta que os norte-americanos são os principais responsáveis pelo aumento dos preços das casas no Algarve.
Ao longo do primeiro semestre de 2024, mais de um milhão de turistas americanos visitaram Portugal, quase o dobro do número de visitantes no mesmo período de 2022. Uma grande maioria destes turistas dirige-se para o Algarve, movida pelo clima quente ao longo de praticamente todo o ano e pelas mais de 100 praias à disposição nesta zona do país.
Se nos últimos anos, o topo do mercado imobiliário no Algarve era dominado pelos compradores britânicos, tal como avança Kerstin Buechner, co-proprietária da Quinta Properties, afiliada da Savills no Algarve, aos dias de hoje esse cenário está a mudar e os americanos passam a representar uma “percentagem substancial” dos compradores de casas de luxo no Algarve.
De acordo com o Idealista, esta realidade está a ter impacto nos preços das casas no Algarve. A primeira venda de mais de 20 milhões, um recorde para a região, ocorreu em 2022, e Buechner diz que a Quinta Properties já vendeu várias propriedades nesse patamar. Prevê-se que no próximo ano possam chegar ainda mais turistas e investidores norte-americanos ao Algarve, até porque a United Airlines está a preparar a inauguração de um voo direto entre Newark e Faro.
Leia também: Esta é a cidade mais procurada no Algarve para comprar casa