Este ano, Portimão marca o arranque da 26.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés, acolhendo os motociclistas na quinta-feira, dia 6 de junho, para as verificações técnicas e para o passeio de abertura. Esta grande aventura é anualmente organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal.
Momento de reencontro que servirá também para colocar a conversa em dia numa das muitas praias ou esplanadas do concelho portimonense, antes da partida, madrugadora, na sexta-feira, rumo a Évora.
Durante os próximos dias, muitas motas rumarão ao Algarve, através das estradas nacionais ou autoestradas, aconselhando-se “todos os cuidados indispensáveis em estrada e as paragens para descanso e hidratação nas áreas de serviço BP”.
O patrocinador do Portugal de Lés-a-Lés estará atento “às necessidades dos motociclistas que deverão, por seu lado, ter particular atenção aos pneus”.
Manter a pressão de ar correta e verificar algum desgaste anormal são cuidados a ter, sendo que, em caso de necessidade, a Dunlop e os técnicos da Motoval estarão em Portimão para dar toda a ajuda e, se necessário, até trocar os pneus.
O estado dos pneus será, aliás, um dos pontos analisados com mais pormenor durante as verificações Técnicas, que terão lugar entre as 10:00 e as 16:00, na zona ribeirinha, nas margens do Rio Arade, nas proximidades do Clube Naval de Portimão.
Depois haverá tempo para aceder ao novo sistema de navegação com ajuda eletrónica para a leitura do tradicional ‘road-book’, criado pela empresa portuguesa Thork Racing. Trata-se da aplicação DMD2, para já disponível apenas para smartphones ou tablets com sistema operacional Android, podendo ser descarregada no Google Play.
A partir das verificações estarão disponíveis as funcionalidades que vão ajudar na navegação, sem medo de falhar a rota correta, mas sem perder as enriquecedoras explicações sobre a arquitetura, cultura, paisagens, gastronomia, história, fauna e flora de cada região atravessada.
Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita