Nos dias 5 e 12 de outubro, o Zoomarine voltou a acolher dois grupos de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos, para mais uma edição do projeto “Pequenos Grandes Heróis”.
Este projeto, idealizado em 2019 em parceria com a Unidade Local de Saúde do Algarve (ULS – Algarve) e com a Associação dos Amigos de Pediatria, iria iniciar quando se instalou a pandemia. O projeto materializou-se então no ano passado, e face ao seu sucesso, irá certamente continuar a repetir-se anualmente.
Este projeto valoriza as crianças que sofrem de doença e, como tal, são sujeitas a tratamentos muitas vezes invasivos e dolorosos, reconhecendo e premiando-as pela sua enorme coragem.
“Acompanhadas por profissionais de saúde dos Hospitais da ULS e pelos seus pais, as crianças que frequentam os tratamentos em hospital de dia, têm a oportunidade de assistir a alguns procedimentos médico-veterinários dos golfinhos, como por exemplo, a uma colheita de sangue para análises, tal como as crianças o fazem no hospital”, explica o Zoomarine em comunicado.
Com o apoio das equipas veterinária, de educadores e de técnicos de bem-estar animal do Zoomarine, as crianças testemunham o trabalho de treino comportamental positivo, que permite que os golfinhos participem de forma voluntária e tranquila nos procedimentos clínicos e de bem-estar, criando uma ligação positiva aos procedimentos, servindo como exemplo de identificação para estas crianças.
O medo, a reação à dor e a dificuldade em confiar nos profissionais de saúde durante os procedimentos dissipam-se quando as crianças se remetem a este momento em que observaram a tranquilidade com que estes animais realizam esses procedimentos.
A escolha dos participantes teve ainda em atenção a seleção de crianças de famílias com carência económica, que dificilmente teriam a oportunidade de visitar o Zoomarine.
Independentemente dos problemas de saúde que enfrentam “é um dia de lazer em que podem verdadeiramente ser crianças, onde além de observarem os cuidados de saúde dos animais, têm a oportunidade de assistir a apresentações zoológicas e participar em atividades sensoriais e pedagógicas”.
O programa incluiu ainda atividades e uma sessão para pais, dinamizada pela psicóloga da Pediatria do Hospital de Faro, promovendo a partilha de experiências, fomentando a solidariedade e potenciando as interações entre as crianças e seus cuidadores (pais e profissionais de saúde), gerando um maior sentimento de pertença e confiança destas famílias.
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno