O Museu Municipal promove, no dia 15 de junho, pelas 10:30, a atividade intitulada “O Mestre de Santiago e Tavira: A conquista e o túmulo”, no âmbito do programa “Passeios na História de Tavira”.
“Sob a orientação do professor doutor Luís Filipe Oliveira, esta iniciativa tem como foco o período medieval em Tavira e o Mestre Paio Peres Correia, figura com forte relação com a cidade, por ter coordenado a conquista de Tavira e do Algarve aos mouros, como registou a ‘Crónica Geral de Espanha’ de 1344, mas também por Tavira ser uma das povoações que reclama a posse da sua sepultura e do seu corpo”, explica a autarquia de Tavira em comunicado.
A análise destes temas e dos problemas associados será o objeto principal da atividade, havendo ainda oportunidade para conhecer novos dados trazidos pelas obras de restauro na Igreja de Santa Maria.
Luís Filipe Oliveira é licenciado em História, pela Universidade de Lisboa, e doutor em História Medieval, pela Universidade do Algarve, onde leciona na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
“Passeios na História de Tavira” têm como finalidade dar conhecer o passado da cidade e do concelho, a paisagem, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.
Os interessados em participar (máximo de 30 pessoas) devem inscrever-se, até 13 de junho aqui.
Os interessados em mais informações devem contactar o Museu Municipal de Tavira pelo telefone 281 320 545 / 568, ou pelo e-mail [email protected].
Leia também: Quanto tempo pode o carro ficar estacionado no mesmo local? Saiba o que diz a lei