O Museu Municipal de Tavira promove, no dia 19 de outubro, pelas 10:30, sob a orientação de Jaquelina Covaneiro, arqueóloga da Câmara Municipal de Tavira, e Ricardo Louro, técnico superior de Património Cultural da Câmara Municipal de Tavira, uma visita orientada ao antigo Convento da Graça, no âmbito do programa “Passeios na História de Tavira”.
Fundado em 1542, o Convento da Graça de Tavira funcionou, até 1834, como centro da Ordem de Santo Agostinho nesta cidade. Durante a sua existência, o edifício passou por importantes obras de reconstrução no século XVIII, sob a direção artística de Diogo Tavares e Ataíde, deixando marcas visíveis da arquitetura barroca.
A história deste local, no entanto, vai muito além dos muros do convento. Os trabalhos arqueológicos realizados entre 2002 e 2006 revelaram vestígios de um bairro medieval do período Almóada (séculos XII e XIII), enriquecendo, significativamente, a nossa compreensão deste local.
“Passeios na História de Tavira” têm como finalidade dar a conhecer o passado da cidade e do concelho, a paisagem, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.
A participação está sujeita a inscrição (máximo 30 pessoas), gratuita, até ao próximo dia 18, aqui.
Os interessados em mais informações devem contactar a Divisão de Turismo, Património e Museus, através dos telefones 281 320 545 / 568 ou do email: [email protected]
Leia também: A praia espanhola mais próxima do Algarve, um pequeno paraíso aqui ao lado