Nuno Campos Inácio vai apresentar o segundo volume do seu “Levantamento Enciclopédico das Famílias do Concelho de Portimão” na próxima sexta-feira, dia 1 de novembro, pelas 16:30 horas, na Igreja Matriz de Alvor, num evento que pretende recordar os fatídicos acontecimentos de 1 de novembro de 1755 e homenagear as vítimas de provocou no concelho de Portimão.
A cerimónia contará com um momento musical a cargo do músico Eduardo Ramos, que, com o seu alaúde, interpretará temas medievais, especialmente dos reinados de Afonso X e de D. Dinis.
A apresentação ficará a cargo do professor doutor José Carlos Vilhena de Mesquita, que prefaciou a obra.
Publicado pela Arandis Editora, este segundo tomo do primeiro volume do monumental “Levantamento Enciclopédico das Famílias do Concelho de Portimão” é composto por uma cronologia de documentos produzidos entre 1699 e 1778, tendo sido trabalhadas, transcritas e resumidas 879 referências documentais, provenientes de diversos fundos arquivísticos.
Na obra, destacam-se as inéditas transcrições do livro de actas de vereação do extinto concelho de Alvor e os mais antigos registos de vereação da Câmara Municipal de Portimão, permitindo saber quem foram os autarcas e os funcionários municipais ao longo do século XVIII, bem como os principais temas tratados pelas Câmaras Municipais dessa época, um contributo indispensável para a história administrativa desse concelho.
Com este novo volume a apresentar, ficam publicados 1.877 documentos produzidos entre 1189 e 1778, condensados em 730 páginas.
Nuno Campos Inácio, frequenta o 3.º ano de doutoramento em Estudos de Património, na Universidade do Algarve, sendo o autor do projeto de “Genealogia do Algarve”.
Em 2017 começou a passar para formato de livros os levantamos das famílias dos concelhos, tendo já publicadas as obras relativas às freguesias de Barão de São Miguel e de Sagres e o primeiro volume do levantamento de Ferragudo.
Em janeiro apresentará o levantamento da freguesia da Raposeira e aguarda data para a apresentação da parte final de Ferragudo.
Em dezembro de 2023, homenageando a sua terra natal no ano das comemorações do centenário da elevação a cidade e no ano em que comemora 25 de anos de publicações, Nuno Campos Inácio iniciou a publicação do levantamento do concelho de Portimão, que resulta de mais de 17 anos de investigação sobre a história local.
A obra já se encontra disponível para venda, na página da Arandis Editora.
Leia também: É possível descobrir o proprietário de um carro pela matrícula. Saiba como o fazer