O Empreenda Summit Portugal 2024, realizado nos dias 9 e 10 de novembro na Universidade do Algarve, em Faro, contou com a participação do neurocientista luso-brasileiro Fabiano de Abreu Agrela, pós-PhD em Neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos.
O evento, que reuniu líderes e especialistas para discutir as últimas inovações no mundo dos negócios, teve a palestra de Fabiano de Abreu como um ponto central, graças às suas soluções práticas e estratégias de impacto imediato voltadas para o sucesso empresarial.
O neurocientista apresentou o seu conceito de neurobusiness, uma abordagem que combina os princípios da neurociência com estratégias empresariais eficazes. No entanto, o foco da sua palestra foi além das teorias e explorou táticas concretas para criar o que ele chama de “motivo de mídia” — registos e eventos estratégicos que podem ser amplamente divulgados e repercutidos na imprensa.
“O neurobusiness é mais do que entender o cérebro; é aplicar esse conhecimento para gerar visibilidade e relevância no mercado, utilizando elementos que possam ser replicados e publicados com impacto”, explicou Fabiano de Abreu durante sua apresentação.
As estratégias apresentadas pelo neurocientista luso-brasileiro destacaram como criar movimentações empresariais que atraiam atenção mediática, promovendo não só o crescimento do negócio, mas também o fortalecimento da marca.
“Ter um motivo de mídia é essencial para quem quer se destacar. São ações que capturam a essência do que é relevante e que podem ser exploradas em diferentes meios de comunicação e sociais”, vincou.
A palestra foi recebida com entusiasmo e Fabiano de Abeu demonstrou a sua gratidão pelo evento: “Algarve é o paraíso, a Universidade é linda, o local é incrível. É um dos destinos mais bonitos do mundo, eu tive até que ficar mais uns dias”, comentou, reforçando a importância do evento para a troca de conhecimento e inovação.
Após a sua apresentação, foi solicitado a permanecer para uma sessão de perguntas e respostas, onde abordou detalhadamente como o neurobusiness pode ajudar empreendedores a alinhar as suas estratégias de comunicação com técnicas que capturam e retêm a atenção.
“Para mim, é uma gratificação especial palestrar em Portugal, sou filho de portuguesa, e quero muito esta boa interação entre os países. O maior evento do Brasil faz seu primeiro de muitos anos em Portugal”, afirmou.
Fabiano de Abreu ressaltou ainda que os brasileiros podem contribuir significativamente com abordagens inovadoras que ainda não são totalmente exploradas em Portugal. “Aqui é muito conservador em todos os sentidos, mas o potencial é tão grande e nem os próprios portugueses dão conta disso”, observou.
A participação de Fabiano de Abreu Agrela encerrou com um intenso diálogo com os participantes, interessados em aplicar suas técnicas para impulsionar suas próprias iniciativas.
“A minha proposta e o meu propósito são conceitos inovadores, quero aproveitar a integridade da minha criatividade subjetiva para trazer mais e melhores ideias para os negócios e para suas vidas. Contribuir para o desenvolvimento é uma maneira de me sentir útil”, concluiu.
O Empreenda Summit Portugal 2024 reafirmou o seu papel como um importante palco para o avanço do empreendedorismo, com as contribuições de Fabiano de Abreu Agrela oferecendo um novo olhar sobre como a neurociência aplicada pode transformar as estratégias de mercado e garantir visibilidade e relevância no mundo dos negócios.
Sobre Fabiano de Abreu Agrela
Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é pós-PhD em Neurociências, eleito membro da Sigma Xi – The Scientific Research Honor Society (mais de 200 membros da Sigma Xi já receberam o Prêmio Nobel), além de ser membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, da Royal Society of Biology e da The Royal Society of Medicine no Reino Unido, e da APA – American Philosophical Association nos Estados Unidos.
Mestre em Psicologia, licenciado em História e Biologia, é também tecnólogo em Antropologia e Filosofia, com diversas formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É também membro de sociedades de alto QI, incluindo Mensa International, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e HELLIQ Society High IQ.
Autor de mais de 280 estudos científicos e 26 livros, o o neurocientista é atualmente professor na PUCRS no Brasil, UNIFRANZ na Bolívia e Santander no México. Além disso, atua como diretor do CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito e é o criador do projeto GIP, que estima o QI por meio da análise da inteligência genética.
Leia também: Decathlon lança capa de chuva compacta e prática por menos de 10€