Esta quarta-feira, a partir das 10:00, por ocasião das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril em Portugal, numa exposição dinamizada pelo Museu do Lyceu de Faro, vai acontecer um momento especial com as “Conversas entre amigos que partilham experiências no seu 25 de Abril de 1974, vivido em Faro”.
A exposição que contextualiza estas “conversas” está patente até 30 de abril (excepto feriado e fim de semana), no espaço museológico da Esc. Sec. João de Deus de Faro, a “Biblioteca Museu”, apresentando uma narrativa museológica alusiva ao tema “50 anos de Abril – 25 de Abril no Liceu de Faro”.
“Com o entusiamo e ambição já caraterísticos, na equipa do Museu do Lyceu de Faro e da sua Associação Amigos do Museu do Lyceu de Faro (AAMLF), não poderiam estes deixar de estar presentes na comemoração de uma data que marcou a nossa geração: a Revolução de Abril”, afirmam os organizadores dos eventos.
“É nosso objetivo e missão, promover a divulgação à comunidade estudantil e Farense, da sua história então vivida, fazendo participar, alunos e professores da sua comunidade cultural e cientifica”, acrescentam.
A exposição apresentada na Sala de História, mostra a imprensa da época e testemunhos de antigos alunos e professores no dia dia 25 de Abril de 1974.
Na Sala do Atletismo é apresentado o capítulo “Não se metiam em política”, do livro génese deste museu, “Os MOÇES do Liceu de Faro”.
O Núcleo de Coleccionismo será utilizado pelos CTT para apresentação pública da edição Premium do livro, “25 de Abril, 50 anos de Democracia”.
Leia também: A madrugada que eu esperava | O Algarve e o 25 de Abril – 50 Anos | Por Idalécio Soares