O Município de São Brás de Alportel associou-se à campanha “Agarra a Vida” (mês da Prevenção do Suicídio), com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta relevante problemática, a nível mundial e apelar à consciencialização de um papel ativo, quer a nível individual, quer ao nível das diferentes estruturas da comunidade na prevenção do suicídio e da doença mental. Neste âmbito, a escultura “Liberdade” localizada em plena Avenida da Liberdade da vila foi decorada com o objetivo de alertar para estas problemáticas da Saúde Mental.
A autarquia recorda que “a Campanha ‘Agarra a Vida’ é promovida a nível mundial pela OMS, Organização Mundial da Saúde e pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio e tem o apoio em Portugal da Coordenação Nacional de Politicas de Saúde Mental, sociedade Portuguesa de Suicidologia e, no Algarve, da Coordenação Regional de Saúde Mental, do Unidade Local de Saúde Algarve (ULSAlgarve) e do seu Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Algarve, das diversas Autarquias e instituições”.
Esta sensibilização estende-se ao mês de outubro, em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Mental.
Uma tertúlia intitulada “Aqui entre nós” terá lugar a 18 de outubro, pelas 21:30, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, com o tema “Não, não está tudo bem!”.
Este encontro propõe uma reflexão sobre as epidemias silenciosas da atualidade, como a ansiedade, a depressão, o esgotamento e o suicídio, que afetam pessoas de todas as idades e setores da sociedade.
A iniciativa promovida pelo Município conta testemunhos na primeira pessoa de quem já viveu momentos complicados e a colaboração da Associação Gonçalo Assunção “Prometo Viver” que a 9 de outubro promoveu a sua terceira gala, no Teatro das Figuras, onde foi possível angariar fundos para a abertura de uma nova linha SOS Voz Amiga.
A nova linha vai apoiar pessoas de todo o país a partir do Algarve e criar em parceria com a Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) vários polos de atendimento à comunidade com consultas regulares e gratuitas com profissionais de psicologia.
Este projeto vai facilitar a deteção precoce de doenças mentais e permitirá intervenções preventivas mais eficazes.
Esta iniciativa conta com o apoio dos Municípios de Faro e de São Brás de Alportel.
Para conhecer algumas das respostas existentes basta clicar aqui.
Leia também: Há uma novidade nos barcos carreira para a ilha da Armona mas há uma condição