A Marinha, através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou, durante a madrugada desta terça-feira, a operação de busca e resgate de um passageiro de 73 anos de idade, que se encontrava a bordo do navio de passageiros Costa Favolosa.
“O navio Costa Favolosa, que se encontrava a navegar a 80 milhas náuticas (148 km) a sudoeste do Cabo de S. Vicente, contactou o MRCC Lisboa e informou que tinha a bordo um passageiro que apresentava um quadro clínico de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Após avaliação pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-INEM) foi determinada o resgate médico urgente”, refere a Marinha em comunicado.
A operação de resgate ocorreu em estreita coordenação com o capitão do Porto de Lagos que empenhou uma lancha do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
A lancha chegou a Sagres pelas 07:00 e o paciente foi transportado para uma unidade hospitalar.
A Marinha através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante “uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano”.
Leia também: Horário das 9 às 17 vai acabar. Saiba quando será esta mudança e como se vai trabalhar no futuro